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Redação Bebidas e Afins
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“As empresas que apostam em inovação deveriam ter um departamento exclusivo para o design, da mesma forma que ocorre em áreas como engenharia e marketing, já consagradas no organograma das corporações.” A afirmação é do designer Marcos Antonio Batista, palestrante do Design Fórum Inovação, organizado pela Siq Marketing, que aconteceu no dia 26 de outubro no SENAC Consolação de São Paulo. Batista é coordenador de pós-graduação do Instituto Europeu de Design (IED Brasil). Ele também defendeu a necessidade de as empresas assimilarem a profissão, não apenas tendo como foco o produto e a sua estética, mas como um conceito que deve permear toda a corporação. “O design é a principal fonte de inovação para todas as áreas”, destacou.
Uma das características que marcaram a transformação da profissão nos últimos anos, segundo Batista, é que antes os produtos eram testados nas lojas. Hoje, eles acontecem antes do lançamento por meio de focus group e pesquisas qualitativas, entre outras ferramentas que avaliam o comportamento do consumidor. O palestrante frisou que o designer “precisa ser criativo e sair da caixa, pois agregamos valor à empresa que, a partir disso, potencializa os seus negócios e lucros”. Essa posição também foi ressaltada pelo designer André Cruz, do IED Brasil. Ele disse que é preciso instaurar a cultura do design nas empresas e alertou que “não devemos ter o medo do adulto em ousar e, sim, a criatividade da criança”. Para ele, o emocional e o racional estão profundamente ligados ao valor do produto. Cruz avaliou que o design é a área que mais cresce dentro das empresas e em escritórios especializados.
Um dos temas do Fórum foi a evolução da profissão desde a década de 1980, quando estava focada na funcionalidade, passando depois pela estética e atualmente vinculada diretamente à inovação. Pensar estrategicamente como forma de potencializar os negócios e aplicar este conceito no dia a dia das empresas foi outro tema discutido. “Para alcançar a inovação no um dos passos é pensar no design como ferramenta estratégica”, comenta o organizador do encontro, Maurício Siqueira, diretor-executivo da Siq Marketing.
Para Carlos Zardo, um dos responsáveis pela concepção da nova lata do produto Leite Moça, desenvolvida para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e adotada pela Nestlé, o novo design com a silhueta de uma mulher surgiu a partir de várias pesquisas e que o produto passou a ser mais desejado pelos consumidores. “Benefícios emocionais geram desejo de compra.” A novidade teve aceitação também entre os deficientes visuais, que disseram ser mais fácil identificar a lata na hora da compra no supermercado.
Outro palestrante foi Marcelo Teixeira, arquiteto especialista em mercado de luxo e responsável pela concepção e lançamento do portfólio das aeronaves executivas da Embraer. Atualmente, ele desenvolve e personaliza conceitos de interiores de aviões e helicópteros para celebridades, como o apresentador Luciano Huck. Neste projeto, alguns itens de uma famosa marca de carro de luxo foram adaptados na aeronave.
Teixeira também falou sobre a profissão: “o que temos discutido bastante é que o design é complexo, somos obrigados a estarmos sempre à frente, mas muito mais do que isso, é uma profissão metodológica e metódica, com um 1% de criatividade e 99% de sangue e suor”.
Segundo ele, o profissional deve trabalhar para que a mensagem transcenda o produto. “O desafio é provocar o mercado, formar profissionais que vão estimular os empresários, os formadores de opinião e mostrar que o profissional do design interage com toda a organização e que esta precisa ter uma gestão que favoreça a inovação”, concluiu o palestrante.
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