TUBA═NAS E AFINS

 

BLOGS

 

GUIA DE EMPRESAS

 

PUBLICAăŇES

 

EVENTOS

 

ANUNCIE

 

QUEM SOMOS

 
 
  Bebidas e Afins   |   Cachašas e Afins   |   CafÚs e Afins   |   Cervejas e Afins   |   Sabores e Afins   |   Viagens e Afins   |   Vinhos e Afins
 
 
 
  EMPRESAS DE A A Z

0-9  |  A  |  B  |  C  |  D  |  E  |  F  |  G  |  H  |  I  |  J  |  L  |  K  |  M  |  N  |  O  |  P  |  Q  |  R  |  S  |  T  |  U  |  V  |  W  |  X  |  Y  |  Z

 
 
 
 
 
 
 
 
 
19
jan
2015
 
Pioneiro, site lan´┐Ża servi´┐Żo de assinatura de cacha´┐Ża
 
   

 
O Quintal da Cacha´┐Ża, site rec´┐Żm-lan´┐Żado, ´┐Ż o primeiro clube de assinatura do pa´┐Żs dedicado ´┐Ż cacha´┐Ża. O servi´┐Żo oferece a entrega de duas garrafas de cacha´┐Ża artesanal, uma prata e uma ouro. As garrafas s´┐Żo tamanho long neck e o valor mensal da assinatura ´┐Ż de R$ 59,90. Junto das cacha´┐Żas s´┐Żo entregues aos assinantes dois cart´┐Żes postais: um com a hist´┐Żria da cidade/regi´┐Żo onde a bebida ´┐Ż produzida, e outro com a hist´┐Żria do alambique e uma an´┐Żlise sensorial feita pelo especialista Leandro Marelli. Os idealizadores s´┐Żo tr´┐Żs campineiros, Thiago Tavares, internacionalista, Giuliana Wolf, jornalista, e Roque Wolf, empres´┐Żrio.

A ideia surgiu ap´┐Żs uma viagem que Tavares fez ´┐Ż Paraty, Rio de Janeiro, cidade cuja hist´┐Żria est´┐Ż entrela´┐Żada ´┐Ż da cacha´┐Ża. ´┐ŻVisitei todos os alambiques em um final de semana por turismo. No entanto, quando voltei ´┐Ż Campinas, tive muita dificuldade de encontrar os r´┐Żtulos, mesmo se tratando de marcas famosas. A´┐Ż que a ideia come´┐Żou a engatinhar´┐Ż, explica Thiago, um dos s´┐Żcios-fundadores. De acordo com dados de 2012 do Centro Brasileiro de Refer´┐Żncia da Cacha´┐Ża (CBRC), a cacha´┐Ża ´┐Ż o terceiro destilado mais consumido no mundo. Ainda assim, Tavares aponta que n´┐Żo ´┐Ż t´┐Żo simples encontrar uma cacha´┐Ża de alambique em qualquer bar ou supermercado. Depois de algumas pesquisas, percebeu que um dos problemas era a distribui´┐Ż´┐Żo, etapa que encarece muito a produ´┐Ż´┐Żo da cacha´┐Ża. ´┐ŻO pequeno produtor mal consegue distribuir em sua regi´┐Żo, de forma que quem quer provar v´┐Żrias cacha´┐Żas, s´┐Ż consegue isso viajando at´┐Ż o pr´┐Żprio alambique. A visita ´┐Ż v´┐Żlida, mas a quest´┐Żo ´┐Ż que deveria ser mais f´┐Żcil encontrar um produto que ´┐Ż brasileiro.´┐Ż, explica Tavares. Al´┐Żm disso, 98% dos produtores de cacha´┐Ża est´┐Żo classificados como pequeno ou micro-empres´┐Żrios, ainda de acordo com o CBRC, o que d´┐Ż pouca margem para grandes investimentos em propaganda e distribui´┐Ż´┐Żo, por exemplo.
Pensando nisso, o Quintal da Cacha´┐Ża foi estruturado para simplificar o processo para quem est´┐Ż, de alguma forma, envolvido com a bebida. Para o produtor, isso significa n´┐Żo se preocupar com transporte e divulga´┐Ż´┐Żo da marca dele; para o assinante, a comodidade de receber em casa duas garrafas de cacha´┐Ża artesanal e de qualidade. ´┐ŻPensamos no pequeno produtor, que em geral n´┐Żo tem como viabilizar sua divulga´┐Ż´┐Żo e distribui´┐Ż´┐Żo. Possibilitamos, ent´┐Żo, que a cacha´┐Ża dele chegue at´┐Ż novos apreciadores, que acabam conhecendo um mundo de sabores a um pre´┐Żo justo, at´┐Ż ent´┐Żo de dif´┐Żcil acesso. Atualmente, o Quintal da Cacha´┐Ża est´┐Ż presente em 15 estados brasileiros, o que mostra aos produtores possibilidades de distribui´┐Ż´┐Żo at´┐Ż ent´┐Żo impens´┐Żveis. Isso ´┐Ż algo in´┐Żdito no mercado da cacha´┐Ża´┐Ż, explicou Roque, s´┐Żcio cuja experi´┐Żncia de mais de 15 anos com distribui´┐Ż´┐Żo foi usada para o planejamento dessa fase.

Mas a distribui´┐Ż´┐Żo n´┐Żo ´┐Ż a ´┐Żnica das barreiras. Segundo Thiago Tavares, mesmo quando se encontra um restaurante ou bar que venda v´┐Żrios r´┐Żtulos de cacha´┐Żas, dificilmente algu´┐Żm do lugar entende do assunto. ´┐ŻTemos que considerar que hoje a cacha´┐Ża pode ser envelhecida em mais de 30 tipos de madeira e que cada uma delas d´┐Ż uma textura, cor e sabor diferentes. Por isso, n´┐Żo adianta encontrar uma carta de cacha´┐Żas, por exemplo, que n´┐Żo tenha sequer a descri´┐Ż´┐Żo de em qual madeira a bebida foi envelhecida ou armazenada. E se n´┐Żo h´┐Ż ningu´┐Żm no estabelecimento que entenda ou goste do assunto, a escolha ser´┐Ż ´┐Ż´┐Żs cegas´┐Ż´┐Ż, ressaltou Tavares, explicando que esse ´┐Ż um dos prop´┐Żsitos do clube: oferecer uma curadoria, al´┐Żm de explicar para o assinantes quais s´┐Żo as peculiaridades de cada r´┐Żtulo e o porqu´┐Ż dele ser especial.

O clube criou, ent´┐Żo, uma maneira para sanar essa falta de informa´┐Ż´┐Żo entre seus assinantes. O especialista Leandro Marelli, que desenvolveu pesquisas sobre Tecnologia de Bebidas e Controle de Qualidade e Bebidas Alco´┐Żlicas na USP, ´┐Ż o respons´┐Żvel por avaliar sensorialmente os r´┐Żtulos antes do envio aos assinantes e fazer uma ficha t´┐Żcnica sobre cada uma das bebidas. Segundo Marelli, essa avalia´┐Ż´┐Żo permite que a experi´┐Żncia de conhecer a cacha´┐Ża fique ainda mais rica. ´┐ŻV´┐Żrios alambiques espalhados pelo Brasil t´┐Żm uma hist´┐Żria incr´┐Żvel, mas ´┐Ż preciso que junto da hist´┐Żria esteja a qualidade, por isso essa etapa ´┐Ż essencial´┐Ż. A an´┐Żlise dos aspectos visuais, olfativos e gustativos apresenta os pontos fortes e ´┐Ż se houver ´┐Ż fracos de cada cacha´┐Ża. Na pr´┐Żtica, a an´┐Żlise permite que Marelli recomende o modo de consumo como em doses ou em drinques, al´┐Żm de deixar mais percept´┐Żvel quais pratos ou petiscos cairiam bem com aquela bebida, propondo uma harmoniza´┐Ż´┐Żo aos associados.

O Mercado da Cacha´┐Ża

A cacha´┐Ża ´┐Ż hoje o destilado mais consumido no Brasil e o terceiro no mundo. Para os tr´┐Żs s´┐Żcios, a partir do momento em que se estabeleceu que s´┐Ż poderia ser denominada cacha´┐Ża a bebida que fosse produzida a partir do mosto fermentado da cana-de-a´┐Ż´┐Żcar e em territ´┐Żrio brasileiro, essas informa´┐Ż´┐Żes ganharam imensa import´┐Żncia. De acordo com dados de 2012 do CBRC (Centro Brasileiro de Refer´┐Żncia da Cacha´┐Ża), 30% da cacha´┐Ża hoje adv´┐Żm de produ´┐Ż´┐Żo artesanal, em alambique, enquanto os outros 70% se tratam das cacha´┐Żas de coluna, industriais.

Estima-se que haja mais de 40 mil alambiques espalhados pelo Brasil, no entanto, apenas 4 mil marcas constam no registro do MAPA (Minist´┐Żrio da Agricultura, Pecu´┐Żria e Abastecimento). O ´┐Żrg´┐Żo ´┐Ż respons´┐Żvel por fiscalizar e garantir boas pr´┐Żticas de produ´┐Ż´┐Żo, assegurando, por exemplo, que as cacha´┐Żas produzidas por esses alambiques tenham gradua´┐Ż´┐Żo alco´┐Żlica entre 38% vol. a 48% vol. a 20´┐ŻC e que tenham no m´┐Żximo 6g/L de a´┐Ż´┐Żcares.
Todas as medidas para garantir a qualidade, aos poucos, mudam a vis´┐Żo do brasileiro sobre a cacha´┐Ża. Hoje, a m´┐Żdia de consumo de cacha´┐Ża anual ´┐Ż de 11,5 L por habitante. Segundo Tavares, estima-se que o mercado da cacha´┐Ża movimente cerca de 7 bilh´┐Żes de reais por ano, sendo que apenas 1% de toda a sua produ´┐Ż´┐Żo seja exportada.

O Legado Cultural da Cacha´┐Ża

Al´┐Żm de apreciadores da bendita, os tr´┐Żs s´┐Żcios acreditam no legado cultural e hist´┐Żrico da cacha´┐Ża, bebida ainda estigmatizada por grande parte da sociedade. Uma das raz´┐Żes para isso, aponta Giuliana, ´┐Ż a maneira como ela era consumida na ´┐Żpoca da escravid´┐Żo. ´┐ŻPara o negro, que veio, for´┐Żado, trabalhar no Brasil e tinha que suportar os maus-tratos, trabalho intenso, al´┐Żm da saudade da fam´┐Żlia, a cacha´┐Ża era o consolo. N´┐Żo ´┐Ż toa, os senhores de engenho e fazendeiros forneciam a bebida livremente, justamente para que ela funcionasse como esp´┐Żcie de ´┐Żsedativo´┐Ż´┐Ż.

Ainda assim, observa que hoje existem v´┐Żrios movimentos em prol do resgate do valor cultural da cacha´┐Ża e um trabalho de reconhecimento das propriedades da bebida. ´┐ŻO n´┐Żmero de pesquisadores que t´┐Żm surgido nesse meio est´┐Ż crescendo, tal como os estudos publicados sobre a cacha´┐Ża. Na ESALQ, por exemplo, h´┐Ż um laborat´┐Żrio onde pesquisadores se dedicam a examinar amostras de cacha´┐Ża. O Mapa da Cacha´┐Ża, refer´┐Żncia cultural no assunto, ´┐Ż outro ´┐Żtimo exemplo, al´┐Żm da cria´┐Ż´┐Żo da C´┐Żmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cacha´┐Ża, em 2006. Isso sem contar os cursos para cachaciers, forma´┐Ż´┐Żo de mestres cachaceiros e at´┐Ż mesmo de degusta´┐Ż´┐Żo que come´┐Żaram a existir. Esses n´┐Żmeros, claro, ainda t´┐Żm que crescer, mas j´┐Ż ´┐Ż um come´┐Żo que nos faz ficar otimistas, pois vemos que a aceita´┐Ż´┐Żo, aos poucos, vai aumentado´┐Ż, avaliou Giuliana.

 
 
COMPARTILHAR
 
 
 
COMENTAR
 
 
NOME
 
E-MAIL
 
CIDADE -
 
COMENT┴RIO
 
CÓD. DE SEGURANÇA CÓDIGO DE SEGURANÇA 1414
 
 
 
 
┌LTIMAS NOT═CIAS
 
 
 
1
nov
2011
 
  Campanha de Jack Danielĺs no Facebook aumentou base em 300% durante 46 dias
 
 
 
 
1
nov
2011
 
  Design nŃo Ú sˇ produto, Ú estratÚgia de inovašŃo, alertam especialistas durante Fˇrum
 
 
 
 
1
dez
2011
 
  Leco apresenta o primeiro iogurte com ašŃo antioxidante do mercado
 
 
 
 
2
abr
2012
 
  Confira a 19¬ edišŃo do boletim Bebidas e Afins Express
 
 
 
 
2
abr
2012
 
  NotÝcia do Portal NewTrade: Diageo tenta comprar marca Jose Cuervo
 
 
 
 
 
 
 
 
Revista Bebidas e Afins
 
 

N┌MERO 5
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
Bebidas e Afins Express
 
 

N┌MERO 20
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
Matrix Ingredientes ComÚrcio e Representaš§es Ltda.
 
 
 
Refrigerantes Arco ═ris
 
 
 
SWTH ComunicašŃo & Web
 
 
 
 
 
 
 
VIGOR NA APAS 2013
 
 
 
Restaurante Conceito: Chez Airys
 
 
 
Brasileiros preferem, cada vez mais, cafÚ premium
 
 
 
Por que vodca dß mais amnÚsia que outras bebidas?
 
 
 
NotÝcia do Portal Zaffari: GalvŃo Bueno divulga vinho e espumante
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O que vocŕ procura?
 

BUSCAR

 
 
 
 
 
 
 

Acessˇrios
 

Acidulantes
 

Ašo Inox
 

Aš˙cares
 

Adegas
 

Adesivos
 

Aditivos
 

Agitadores
 

Amidos
 

Aquecedores
 

Aromas e aromatizantes
 

Assessoria de comunicašŃo
 

Associaš§es e entidades
 

┴cidos
 

┴gua de Coco
 

┴gua Mineral
 

┴gua T˘nica
 

┴lcool
 

Balanšas
 

Barris
 

Bases
 

Bebedouros
 

Bombas
 

Borrachas
 

Brindes
 

Cabos
 

Cachašas
 

CafÚs
 

Caldeiras
 

Cervejarias
 

Chßs
 

Chopeiras
 

Chopp
 

Codificadores
 

Componentes
 

Compressores
 

Concentrados
 

Conhaques
 

Conservantes
 

Consultoria tÚcnica
 

Controle de qualidade
 

Coolers
 

Copos e canecas
 

Corantes
 

Correntes industriais
 

Cristalerias
 

Cursos
 

Destiladores
 

Detergentes especiais
 

Diluidores
 

Displays
 

Distribuidores de bebidas
 

Dosadores
 

Embaladoras
 

Embalagens
 

Empacotadoras
 

Empilhadeiras
 

Emuls§es
 

Envasadoras
 

Enxaguadoras
 

Espumantes
 

Essŕncias
 

Estabilizantes
 

Esteiras
 

EsterelizašŃo
 

Etiquetas
 

Exportadores
 

Extratos
 

Feiras e eventos
 

Fermentadores
 

Filmagem
 

Filtros
 

Fotografia
 

Franquias
 

Frascos
 

Freezers
 

Garrafas
 

Gßs
 

IluminašŃo
 

Informßtica
 

Ingredientes
 

Injetoras
 

Insumos
 

Isoladores
 

Isot˘nicos
 

Lacres
 

Latas
 

LaticÝnios
 

Lavadoras
 

Limpeza industrial
 

Lubrificantes
 

L˙pulos
 

Maltes
 

Mangueiras
 

ManutenšŃo industrial
 

Mßquinas de cafÚ
 

Mßquinas de suco
 

Mßquinas industriais
 

Misturadores
 

Mobilißrio
 

PaletizašŃo
 

Pasteurizadores
 

Pešas
 

Plßsticos
 

ProteÝnas
 

Purificadores de ßgua
 

Reatores
 

RefrigerašŃo
 

Refrigerantes
 

Rolhas
 

Rotuladoras
 

Rˇtulos
 

Sacos e sacolas
 

Seladoras
 

Serpentinas
 

Silos
 

Sites e portais
 

Software
 

Sopradoras
 

Sucos
 

Tampadoras
 

Tampas
 

Tanques
 

Traduš§es
 

Transmissores
 

Transportadoras
 

Tubos e conex§es
 

Vßlvulas
 

Vernizes
 

Vidros
 

Vinhos
 

Vitaminas
 

Xaropes
 
 
 
 
 
 
 

 

BEBIDAS E AFINS | SWTH COMUNICAă├O & WEB
Rua ItararÚ, 501 | Jardim Paulista
RibeirŃo Preto | SP | Fone (16) 3237-9197 | Quem somos | Entre em contato