TUBAÍNAS E AFINS

 

BLOGS

 

GUIA DE EMPRESAS

 

PUBLICAÇÕES

 

EVENTOS

 

ANUNCIE

 

QUEM SOMOS

 
 
  Bebidas e Afins   |   Cachaças e Afins   |   Cafés e Afins   |   Cervejas e Afins   |   Sabores e Afins   |   Viagens e Afins   |   Vinhos e Afins
 
 
 
  EMPRESAS DE A A Z

0-9  |  A  |  B  |  C  |  D  |  E  |  F  |  G  |  H  |  I  |  J  |  L  |  K  |  M  |  N  |  O  |  P  |  Q  |  R  |  S  |  T  |  U  |  V  |  W  |  X  |  Y  |  Z

 
 
 
 
 
 
 
 
 
1
nov
2011
 
Design não é só produto, é estratégia de inovação, alertam especialistas durante Fórum
 
Postado por
Redação Bebidas e Afins
   

 
“As empresas que apostam em inovação deveriam ter um departamento exclusivo para o design, da mesma forma que ocorre em áreas como engenharia e marketing, já consagradas no organograma das corporações.” A afirmação é do designer Marcos Antonio Batista, palestrante do Design Fórum Inovação, organizado pela Siq Marketing, que aconteceu no dia 26 de outubro no SENAC Consolação de São Paulo. Batista é coordenador de pós-graduação do Instituto Europeu de Design (IED Brasil). Ele também defendeu a necessidade de as empresas assimilarem a profissão, não apenas tendo como foco o produto e a sua estética, mas como um conceito que deve permear toda a corporação. “O design é a principal fonte de inovação para todas as áreas”, destacou.

Uma das características que marcaram a transformação da profissão nos últimos anos, segundo Batista, é que antes os produtos eram testados nas lojas. Hoje, eles acontecem antes do lançamento por meio de focus group e pesquisas qualitativas, entre outras ferramentas que avaliam o comportamento do consumidor. O palestrante frisou que o designer “precisa ser criativo e sair da caixa, pois agregamos valor à empresa que, a partir disso, potencializa os seus negócios e lucros”. Essa posição também foi ressaltada pelo designer André Cruz, do IED Brasil. Ele disse que é preciso instaurar a cultura do design nas empresas e alertou que “não devemos ter o medo do adulto em ousar e, sim, a criatividade da criança”. Para ele, o emocional e o racional estão profundamente ligados ao valor do produto. Cruz avaliou que o design é a área que mais cresce dentro das empresas e em escritórios especializados.

Um dos temas do Fórum foi a evolução da profissão desde a década de 1980, quando estava focada na funcionalidade, passando depois pela estética e atualmente vinculada diretamente à inovação. Pensar estrategicamente como forma de potencializar os negócios e aplicar este conceito no dia a dia das empresas foi outro tema discutido. “Para alcançar a inovação no um dos passos é pensar no design como ferramenta estratégica”, comenta o organizador do encontro, Maurício Siqueira, diretor-executivo da Siq Marketing.

Para Carlos Zardo, um dos responsáveis pela concepção da nova lata do produto Leite Moça, desenvolvida para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e adotada pela Nestlé, o novo design com a silhueta de uma mulher surgiu a partir de várias pesquisas e que o produto passou a ser mais desejado pelos consumidores. “Benefícios emocionais geram desejo de compra.” A novidade teve aceitação também entre os deficientes visuais, que disseram ser mais fácil identificar a lata na hora da compra no supermercado.

Outro palestrante foi Marcelo Teixeira, arquiteto especialista em mercado de luxo e responsável pela concepção e lançamento do portfólio das aeronaves executivas da Embraer. Atualmente, ele desenvolve e personaliza conceitos de interiores de aviões e helicópteros para celebridades, como o apresentador Luciano Huck. Neste projeto, alguns itens de uma famosa marca de carro de luxo foram adaptados na aeronave.

Teixeira também falou sobre a profissão: “o que temos discutido bastante é que o design é complexo, somos obrigados a estarmos sempre à frente, mas muito mais do que isso, é uma profissão metodológica e metódica, com um 1% de criatividade e 99% de sangue e suor”.

Segundo ele, o profissional deve trabalhar para que a mensagem transcenda o produto. “O desafio é provocar o mercado, formar profissionais que vão estimular os empresários, os formadores de opinião e mostrar que o profissional do design interage com toda a organização e que esta precisa ter uma gestão que favoreça a inovação”, concluiu o palestrante.

 
 
COMPARTILHAR
 
 
 
COMENTAR
 
 
NOME
 
E-MAIL
 
CIDADE -
 
COMENTÁRIO
 
CÓD. DE SEGURANÇA CÓDIGO DE SEGURANÇA 1414
 
 
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
 
 
1
nov
2011
 
  Campanha de Jack Daniel’s no Facebook aumentou base em 300% durante 46 dias
 
 
 
 
1
nov
2011
 
  Design não é só produto, é estratégia de inovação, alertam especialistas durante Fórum
 
 
 
 
1
dez
2011
 
  Leco apresenta o primeiro iogurte com ação antioxidante do mercado
 
 
 
 
2
abr
2012
 
  Confira a 19ª edição do boletim Bebidas e Afins Express
 
 
 
 
2
abr
2012
 
  Notícia do Portal NewTrade: Diageo tenta comprar marca Jose Cuervo
 
 
 
 
 
 
 
 
Revista Bebidas e Afins
 
 

NÚMERO 5
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
Bebidas e Afins Express
 
 

NÚMERO 20
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
Refrigerantes Arco Íris
 
 
 
MG do Brasil
 
 
 
Matrix Ingredientes Comércio e Representações Ltda.
 
 
 
 
 
 
 
VIGOR NA APAS 2013
 
 
 
Drinque com cachaça
 
 
 
Brasileiros preferem, cada vez mais, café premium
 
 
 
Restaurante Conceito: Chez Airys
 
 
 
Notícia do Portal JC OnLine: Seminário discutirá produção de vinho do Vale do São Francisco
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O que você procura?
 

BUSCAR

 
 
 
 
 
 
 

Acessórios
 

Acidulantes
 

Aço Inox
 

Açúcares
 

Adegas
 

Adesivos
 

Aditivos
 

Agitadores
 

Amidos
 

Aquecedores
 

Aromas e aromatizantes
 

Assessoria de comunicação
 

Associações e entidades
 

Ácidos
 

Água de Coco
 

Água Mineral
 

Água Tônica
 

Álcool
 

Balanças
 

Barris
 

Bases
 

Bebedouros
 

Bombas
 

Borrachas
 

Brindes
 

Cabos
 

Cachaças
 

Cafés
 

Caldeiras
 

Cervejarias
 

Chás
 

Chopeiras
 

Chopp
 

Codificadores
 

Componentes
 

Compressores
 

Concentrados
 

Conhaques
 

Conservantes
 

Consultoria técnica
 

Controle de qualidade
 

Coolers
 

Copos e canecas
 

Corantes
 

Correntes industriais
 

Cristalerias
 

Cursos
 

Destiladores
 

Detergentes especiais
 

Diluidores
 

Displays
 

Distribuidores de bebidas
 

Dosadores
 

Embaladoras
 

Embalagens
 

Empacotadoras
 

Empilhadeiras
 

Emulsões
 

Envasadoras
 

Enxaguadoras
 

Espumantes
 

Essências
 

Estabilizantes
 

Esteiras
 

Esterelização
 

Etiquetas
 

Exportadores
 

Extratos
 

Feiras e eventos
 

Fermentadores
 

Filmagem
 

Filtros
 

Fotografia
 

Franquias
 

Frascos
 

Freezers
 

Garrafas
 

Gás
 

Iluminação
 

Informática
 

Ingredientes
 

Injetoras
 

Insumos
 

Isoladores
 

Isotônicos
 

Lacres
 

Latas
 

Laticínios
 

Lavadoras
 

Limpeza industrial
 

Lubrificantes
 

Lúpulos
 

Maltes
 

Mangueiras
 

Manutenção industrial
 

Máquinas de café
 

Máquinas de suco
 

Máquinas industriais
 

Misturadores
 

Mobiliário
 

Paletização
 

Pasteurizadores
 

Peças
 

Plásticos
 

Proteínas
 

Purificadores de água
 

Reatores
 

Refrigeração
 

Refrigerantes
 

Rolhas
 

Rotuladoras
 

Rótulos
 

Sacos e sacolas
 

Seladoras
 

Serpentinas
 

Silos
 

Sites e portais
 

Software
 

Sopradoras
 

Sucos
 

Tampadoras
 

Tampas
 

Tanques
 

Traduções
 

Transmissores
 

Transportadoras
 

Tubos e conexões
 

Válvulas
 

Vernizes
 

Vidros
 

Vinhos
 

Vitaminas
 

Xaropes
 
 
 
 
 
 
 

 

BEBIDAS E AFINS | SWTH COMUNICAÇÃO & WEB
Rua Itararé, 501 | Jardim Paulista
Ribeirão Preto | SP | Fone (16) 3237-9197 | Quem somos | Entre em contato