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Redação Bebidas e Afins
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Em 2009, João Paulo Sattamini desenvolveu uma bebida energética totalmente orgânica chamada "Organique" para um trabalho em seu MBA. Dois anos depois, ele foi capaz de transformar sua ideia em realidade com o lançamento da Organique sob uma nova empresa – a Brasil Beverages Indústria e Comércio Ltda. De acordo com a Brasil Beverages, a Organique é a primeira bebida energética orgânica do Brasil, sendo que em todo o mundo existem apenas três. Ela é feita de açaí, guaraná e erva-mate, sem aditivos quimicos e sem conservantes.
"O plano de negócios original que eu desenvolvi no meu MBA incluía o uso de garrafas de vidro para envasar a Organique. No entanto, quanto mais perto eu estava de transformar a Organique em realidade, o mais preocupado eu me tornei com a garantia de que a Brasil Beverages operasse sob um conjunto sólido de princípios de sustentabilidade", conta Sattamini, CEO da Brasil Beverages. "A lata de alumínio para bebidas foi a melhor opção para uma solução comercial de embalagem."
O que embasou a decisão de Sattamini foi o fato de que as latas para bebidas são 100% e indefinidamente recicláveis, sem perda de propriedades físicas. Além disso, existe uma infraestrutura de reciclagem bem estabelecida no país. A ABAL e a ABRALATAS (a Associação Brasileira de Fabricantes de Latas Altamente Recicláveis) informam que o Brasil reciclou 267.100 das 272.800 toneladas de latas de alumínio para bebidas disponíveis no mercado em 2012, uma taxa de reciclagem de 97,9% .
Aprendendo
Ao mesmo tempo em que a Brasil Beverages se preparava para a produção e a embalagem da Organique, a CROWN Embalagens Metálicas da Amazônia S.A, (Crown Brasil), uma joint venture entre a Crown Holdings, Inc. (Crown) (www.crowncork.com) e a Évora S.A. de Porto Alegre, Brasil, começava a produzir latas para bebidas de estilo sleek pela primeira vez no Brasil em sua fábrica de Estância, no Sergipe, como parte de seu plano de expansão de portfolio de produtos.
Depois de receber uma indicação de outro membro de um grupo de jovens empreendedores do sul do Brasil, Sattamini entrou em contato com a Crown Brasil para investigar a possibilidade de criação de uma embalagem atraente e ecologicamente correta para a nova marca.
Antes de começar as conversas específicas sobre a embalagem, a Crown Brasil ajudou Sattamini a aprimorar ainda mais o plano de negócios da Brasil Beverages, fornecendo informações sobre o segmento de bebidas energéticas no Brasil e no mundo. "O alto nível de atendimento e conhecimento da Crown Brasil nos deu a tranquilidade de que precisávamos, sendo uma empresa start-up, principalmente no nicho de mercado da Organique", destaca Sattamini.
Fazendo a diferença
O projeto enfrentou um obstáculo logo no início, pois a Brasil Beverages já tinha agendado uma data de lançamento para a Organique antes de começar a trabalhar com a Crown Brasil. A janela de cinco meses era apertada, mas a Crown Brasil se comprometeu a oferecer um produto de qualidade em tempo hábil.
Após sua consulta com a Crown Brasil, a Brasil Beverages selecionou uma lata para bebidas de estilo sleek de 269 ml e conseguiu terminar o design grafico para a marca. . A Brasil Beverages buscou a expertise da Crown Brasil para passar seu design original para a embalagem de metal. Além de adaptar as diferenças de cor, foi preciso transformar o conceito de duas dimensões das imagens para as três dimensões da superfície curva de uma lata de bebida. Para conseguir isso, a Crown Brasil começou separando as cores, a fim de facilitar a identificação de cada cor usada para criar o design. A próxima etapa foi determinar se uma camada de tinta chegaria à mesma tonalidade quando impressa no alumínio ou se seria necessário mesclar camadas para chegar a um resultado similar.
O design final consiste em uma lata preto fosco, com a parte de cima em tons degradê entre roxo e rosa. A parte frontal e central da lata traz o "O", logotipo da marca, em tamanho grande, composto por vários contornos de folhas cor-de-rosa. Uma folha sólida, também em degradê entre roxo e rosa, serve como acento na parte superior direita do "O".
Quando a Brasil Beverages estava pronta para começar a embalar, a fábrica da Crown Brasil em Ponta Grossa, no Paraná, muito mais perto de Santa Maria, onde a Organique é fabricada, já estava produzindo a lata de 269 ml. Isso melhorou o desempenho do processo de fabricação, pois a distância do envio das latas diminuiu.
"O projeto com a Brasil Beverages foi muito importante para a Crown Brasil. A Organique foi a primeira bebida energética envazada em latas sleek produzidas pela Crown Brasil, foi também a primeira vez que decoramos uma lata com acabamento fosco", diz Altair Frulane, Diretor Comercial da CROWN Embalagens Metálicas da Amazônia S.A.
Um começo com o pé direito e um futuro brilhante
Desde seu lançamento, a Organique teve grande sucesso no mercado. Atualmente, ela é vendida nos supermercados Pão de Açúcar, nas farmácias Panvel e nas lojas Mundo Verde, e está sendo exportada para China, França, Japão e Estados Unidos.
Para aumentar ainda mais a presença de mercado da Organique, a Brasil Beverages vai mudar o design da lata, substituindo a textura fosca por um acabamento metálico. Além disso, para comemorar a Copa do Mundo, uma edição limitada da embalagem, decorada com as cores da bandeira brasileira, foi lançada em abril de 2014.
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