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Redação Bebidas e Afins
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A Tirol comemora o sucesso de seus produtos no mercado paranaense, impulsionada pelo reconhecimento alcançado por sua marca junto ao público da Classe C, que detém os maiores índices de crescimento de consumo na economia nacional.
De acordo com a pesquisa Top UP do Instituto Bonilha que aponta os vencedores do Prêmio Top of Mind, entre 2010 e 2011 nenhuma marca, de qualquer outro segmento da economia, conquistou tanto espaço na memória do consumidor popular do Paraná quanto a Tirol.
O estudo revela que, entre os paranaenses da classe C, o índice de lembrança da marca na categoria Leite subiu 48%, bem acima da segunda colocada. Nas classes D e E, o crescimento de mind share foi também o maior com alta de 33%.
Com estes números, a empresa catarinense pulou da terceira para a primeira posição geral na pesquisa no Paraná, estabelecendo no estado vizinho, um alcance de marca semelhante ao que detém em Santa Catarina, onde há onze edições consecutivas é a marca campeã na mesma premiação.
Líder na comercialização de leite pasteurizado e vice-líder no segmento de leite UHT no Brasil, a Tirol alcançou 25,4% de market share no segmento de leites no Paraná, reforçando a Região Sul como o seu principal mercado consumidor.
A fixação de uma marca depende de um conjunto de estratégias comerciais, que precisam se adequar a cada perfil de consumidor. No caso do consumidor de leite da classe C, o preço é um dos atributos mais valorizados e a Tirol adotou uma estratégia agressiva neste sentido, alcançando bons resultados graças à eficiência e seu volume de produção.
Além disso, o investimento em garantir que seus alimentos cheguem ao alcance do consumidor nas áreas mais distantes do Paraná compensou uma eventual falta de investimentos mais expressivos em publicidade: “Nossa verba de marketing é muito mais restrita em relação a outras empresas de laticínios”, explica Schirlei Osmarini, coordenadora de marketing da Tirol.
O aumento significativo de mix de produtos, com novos iogurtes e bebidas lácteas como o Fibrallis e uma linha de leites premium contribuíram também para a pulverização do alcance da marca ao oferecer novas formas de consumo e atendendo também os consumidores de maior poder aquisitivo.
Contudo, diante da perspectiva de migração significativa das classes D e E para a C nos próximos 25 anos, a Tirol não pretende abrir mão do valioso reconhecimento alcançado junto a esta parcela da população.
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