|
|
Postado por
|
Redação Bebidas e Afins
|
|
|
|
|
|
|
Visão geral do Confrebras 2011
Fernando Rodrigues de Bairros, presidente da Afrebras
Estande da Tubaína, da Ferráspari, de Jundiaí (SP)
O 2º Congresso Brasileiro de Bebidas (Confrebras), promovido de 8 a 10 de novembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), teve uma programação marcada por discussões que apontaram as tendências para o futuro da indústria de bebidas, ao mesmo tempo em que os principais obstáculos enfrentados pelos pequenos e médios fabricantes foram abordados em palestras e mesas-redondas.
Organizado pela Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), o Confrebras discutiu temas relacionados a compartilhamento de garrafas, questões tributárias, economia, sustentabilidade, entre outros. A mesa-redonda com o tema “Fusões e Concorrência”, por exemplo, deu enfoque nos interesses do consumidor e nas pequenas empresas. Foram discutidos os efeitos das fusões, que ao longo do tempo têm gerado o confronto entre as pequenas indústrias e corporações cada vez maiores.
As garrafas de 600 ml receberam atenção especial, pois cerca de 200 produtores que compareceram ao evento alegaram que as garrafas com expressão “AmBev” ou “Cerveja” limitam o desenvolvimento do setor, tanto para as pequenas cervejarias quanto para os pequenos produtores de refrigerantes.
De acordo com o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros, as garrafas com expressão representam um limitante à concorrência em função da posição dominante de mercado que esta empresa possui. “Por esse motivo, várias medidas serão tomadas na defesa desse compartilhamento”, diz Bairros, explicando que os congressistas deliberaram pela exclusão total da expressão “Cerveja” dos vasilhames de 600 ml, respeitando as condições técnicas da garrafa na cor âmbar.
Os representantes das indústrias de refrigerantes e cervejas também decidiram tomar medidas judiciais, civis e criminais para evitar o que classificaram como abuso de autoridade dos agentes da Receita Federal do Brasil, que estão autuando e desligando aparelhos de bebidas de pequenos e médios fabricantes em todo o País. A medida foi estabelecida pelo Fisco, por meio da Instrução Normativa nº 1.148/2011, a qual determina que o estabelecimento industrial que não regularizar sua situação em relação ao Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), “terá caracterizada a anormalidade no funcionamento do sistema”.
“Essa situação faz com que os pequenos e médios fabricantes de bebidas tenham uma carga tributária absurda, muito superior à das grandes corporações, que dominam mercado, com 92% do faturamento global do setor. Essa histórica desigualdade tributária vem acompanhando o setor há muito tempo e o Sicobe é comprovadamente uma ilegalidade, uma vez que viola os princípios da igualdade, da legalidade e da proporcionalidade tributária”, alega o presidente da Afrebras.
Entre os expositores da Feira dos Fornecedores da Indústria de Bebidas, promovida durante o 2º Confrebras, um dos destaques foi o estande do chope Kalena, um dos mais visitados. Para o empresário Jeter Sidney Carvalho, gestor de marketing do Grupo Kalena, o motivo de tanto sucesso é que o chope, nas versões claro e escuro, é produzido somente com matéria prima selecionada, com a puríssima água do Aquífero Guarani, na região de Agudos (SP). “Envasado sem pasteurização, o produto preserva a leveza e o frescor de um chope tirado na hora”, declara Jeter. Atualmente, a bebida está sendo comercializada para 13 regiões e cinco Estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Tocantins.
Outro sucesso do Confrebras foi o estande da Amazon Flavors, de São Paulo (SP), especializada na produção de concentrados, ingredientes e corantes a partir de matérias-primas naturais e saudáveis. “Nossa linha de produtos conta com bases para diversos sabores de refrigerantes, nas versões diet e light, bebidas mistas e energéticas, extratos naturais e corantes”, explica o gerente de marketing da empresa, Milton Dias, que garante estar muito satisfeito com o evento, onde, segundo ele, “foi possível fornecer novas opções de misturas e ampliar parcerias com outros expositores”.
No Bar Sabores Brasil, um dos mais pedidos foi o refrigerante Tubaína sabor tutti-frutti, da empresa Ferráspari, de Jundiaí (SP), lançado durante a feira, que também teve a apresentação de inovações como a mistura de pó para sorvetes que pode ser adicionada a refrigerantes e sucos, da empresa Irmãos Fraccaroli & Cia. Ltda., de São Paulo (SP), e um guaraná que contém cafeína natural, da empresa Duas Rodas, de Jaraguá do Sul (SC).
|
|
|
|
|
|
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
|
|
|
|