TUBAÍNAS E AFINS

 

BLOGS

 

GUIA DE EMPRESAS

 

PUBLICAÇÕES

 

EVENTOS

 

ANUNCIE

 

QUEM SOMOS

 
 
  Bebidas e Afins   |   Cachaças e Afins   |   Cafés e Afins   |   Cervejas e Afins   |   Sabores e Afins   |   Viagens e Afins   |   Vinhos e Afins
 
 
 
  EMPRESAS DE A A Z

0-9  |  A  |  B  |  C  |  D  |  E  |  F  |  G  |  H  |  I  |  J  |  L  |  K  |  M  |  N  |  O  |  P  |  Q  |  R  |  S  |  T  |  U  |  V  |  W  |  X  |  Y  |  Z

 
 
 
 
 
 
 
 
 
17
nov
2011
 
Confrebras 2011 reuniu especialistas e empresários para discutir o futuro do setor de bebidas
 
Postado por
Redação Bebidas e Afins
   

 

Visão geral do Confrebras 2011


Fernando Rodrigues de Bairros, presidente da Afrebras


Estande da Tubaína, da Ferráspari, de Jundiaí (SP)

O 2º Congresso Brasileiro de Bebidas (Confrebras), promovido de 8 a 10 de novembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), teve uma programação marcada por discussões que apontaram as tendências para o futuro da indústria de bebidas, ao mesmo tempo em que os principais obstáculos enfrentados pelos pequenos e médios fabricantes foram abordados em palestras e mesas-redondas.

Organizado pela Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), o Confrebras discutiu temas relacionados a compartilhamento de garrafas, questões tributárias, economia, sustentabilidade, entre outros. A mesa-redonda com o tema “Fusões e Concorrência”, por exemplo, deu enfoque nos interesses do consumidor e nas pequenas empresas. Foram discutidos os efeitos das fusões, que ao longo do tempo têm gerado o confronto entre as pequenas indústrias e corporações cada vez maiores.

As garrafas de 600 ml receberam atenção especial, pois cerca de 200 produtores que compareceram ao evento alegaram que as garrafas com expressão “AmBev” ou “Cerveja” limitam o desenvolvimento do setor, tanto para as pequenas cervejarias quanto para os pequenos produtores de refrigerantes.

De acordo com o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros, as garrafas com expressão representam um limitante à concorrência em função da posição dominante de mercado que esta empresa possui. “Por esse motivo, várias medidas serão tomadas na defesa desse compartilhamento”, diz Bairros, explicando que os congressistas deliberaram pela exclusão total da expressão “Cerveja” dos vasilhames de 600 ml, respeitando as condições técnicas da garrafa na cor âmbar.

Os representantes das indústrias de refrigerantes e cervejas também decidiram tomar medidas judiciais, civis e criminais para evitar o que classificaram como abuso de autoridade dos agentes da Receita Federal do Brasil, que estão autuando e desligando aparelhos de bebidas de pequenos e médios fabricantes em todo o País. A medida foi estabelecida pelo Fisco, por meio da Instrução Normativa nº 1.148/2011, a qual determina que o estabelecimento industrial que não regularizar sua situação em relação ao Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), “terá caracterizada a anormalidade no funcionamento do sistema”.

“Essa situação faz com que os pequenos e médios fabricantes de bebidas tenham uma carga tributária absurda, muito superior à das grandes corporações, que dominam mercado, com 92% do faturamento global do setor. Essa histórica desigualdade tributária vem acompanhando o setor há muito tempo e o Sicobe é comprovadamente uma ilegalidade, uma vez que viola os princípios da igualdade, da legalidade e da proporcionalidade tributária”, alega o presidente da Afrebras.

Entre os expositores da Feira dos Fornecedores da Indústria de Bebidas, promovida durante o 2º Confrebras, um dos destaques foi o estande do chope Kalena, um dos mais visitados. Para o empresário Jeter Sidney Carvalho, gestor de marketing do Grupo Kalena, o motivo de tanto sucesso é que o chope, nas versões claro e escuro, é produzido somente com matéria prima selecionada, com a puríssima água do Aquífero Guarani, na região de Agudos (SP). “Envasado sem pasteurização, o produto preserva a leveza e o frescor de um chope tirado na hora”, declara Jeter. Atualmente, a bebida está sendo comercializada para 13 regiões e cinco Estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Outro sucesso do Confrebras foi o estande da Amazon Flavors, de São Paulo (SP), especializada na produção de concentrados, ingredientes e corantes a partir de matérias-primas naturais e saudáveis. “Nossa linha de produtos conta com bases para diversos sabores de refrigerantes, nas versões diet e light, bebidas mistas e energéticas, extratos naturais e corantes”, explica o gerente de marketing da empresa, Milton Dias, que garante estar muito satisfeito com o evento, onde, segundo ele, “foi possível fornecer novas opções de misturas e ampliar parcerias com outros expositores”.

No Bar Sabores Brasil, um dos mais pedidos foi o refrigerante Tubaína sabor tutti-frutti, da empresa Ferráspari, de Jundiaí (SP), lançado durante a feira, que também teve a apresentação de inovações como a mistura de pó para sorvetes que pode ser adicionada a refrigerantes e sucos, da empresa Irmãos Fraccaroli & Cia. Ltda., de São Paulo (SP), e um guaraná que contém cafeína natural, da empresa Duas Rodas, de Jaraguá do Sul (SC).

 
 
COMPARTILHAR
 
 
 
COMENTAR
 
 
NOME
 
E-MAIL
 
CIDADE -
 
COMENTÁRIO
 
CÓD. DE SEGURANÇA CÓDIGO DE SEGURANÇA 1414
 
 
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
 
 
1
out
2012
 
  Cervejaria Invicta lança sete novos rótulos
 
 
 
 
1
nov
2011
 
  Confrebras 2011: Livro Concorrência e Tributação no Setor de Bebidas Frias será lançado durante o evento
 
 
 
 
1
nov
2012
 
  Brahma leva diversão para estabelecimentos de Bauru com Curtisom Brahma
 
 
 
 
1
dez
2011
 
  Confrebras 2011: Grupo Kalena se destaca com estande temático e projeta crescimento
 
 
 
 
2
abr
2012
 
  Verallia patrocina a 10ª edição da Vinotech
 
 
 
 
 
 
 
 
Revista Bebidas e Afins
 
 

NÚMERO 5
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
Bebidas e Afins Express
 
 

NÚMERO 20
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
Matrix Ingredientes Comércio e Representações Ltda.
 
 
 
 
 
 
 
Drinque com cachaça
 
 
 
VIGOR NA APAS 2013
 
 
 
Brasileiros preferem, cada vez mais, café premium
 
 
 
Notícia do Portal IG: Heineken quer comprar cervejaria Petrópolis, dona da Itaipava
 
 
 
Por que vodca dá mais amnésia que outras bebidas?
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O que você procura?
 

BUSCAR

 
 
 
 
 
 
 

Acessórios
 

Acidulantes
 

Aço Inox
 

Açúcares
 

Adegas
 

Adesivos
 

Aditivos
 

Agitadores
 

Amidos
 

Aquecedores
 

Aromas e aromatizantes
 

Assessoria de comunicação
 

Associações e entidades
 

Ácidos
 

Água de Coco
 

Água Mineral
 

Água Tônica
 

Álcool
 

Balanças
 

Barris
 

Bases
 

Bebedouros
 

Bombas
 

Borrachas
 

Brindes
 

Cabos
 

Cachaças
 

Cafés
 

Caldeiras
 

Cervejarias
 

Chás
 

Chopeiras
 

Chopp
 

Codificadores
 

Componentes
 

Compressores
 

Concentrados
 

Conhaques
 

Conservantes
 

Consultoria técnica
 

Controle de qualidade
 

Coolers
 

Copos e canecas
 

Corantes
 

Correntes industriais
 

Cristalerias
 

Cursos
 

Destiladores
 

Detergentes especiais
 

Diluidores
 

Displays
 

Distribuidores de bebidas
 

Dosadores
 

Embaladoras
 

Embalagens
 

Empacotadoras
 

Empilhadeiras
 

Emulsões
 

Envasadoras
 

Enxaguadoras
 

Espumantes
 

Essências
 

Estabilizantes
 

Esteiras
 

Esterelização
 

Etiquetas
 

Exportadores
 

Extratos
 

Feiras e eventos
 

Fermentadores
 

Filmagem
 

Filtros
 

Fotografia
 

Franquias
 

Frascos
 

Freezers
 

Garrafas
 

Gás
 

Iluminação
 

Informática
 

Ingredientes
 

Injetoras
 

Insumos
 

Isoladores
 

Isotônicos
 

Lacres
 

Latas
 

Laticínios
 

Lavadoras
 

Limpeza industrial
 

Lubrificantes
 

Lúpulos
 

Maltes
 

Mangueiras
 

Manutenção industrial
 

Máquinas de café
 

Máquinas de suco
 

Máquinas industriais
 

Misturadores
 

Mobiliário
 

Paletização
 

Pasteurizadores
 

Peças
 

Plásticos
 

Proteínas
 

Purificadores de água
 

Reatores
 

Refrigeração
 

Refrigerantes
 

Rolhas
 

Rotuladoras
 

Rótulos
 

Sacos e sacolas
 

Seladoras
 

Serpentinas
 

Silos
 

Sites e portais
 

Software
 

Sopradoras
 

Sucos
 

Tampadoras
 

Tampas
 

Tanques
 

Traduções
 

Transmissores
 

Transportadoras
 

Tubos e conexões
 

Válvulas
 

Vernizes
 

Vidros
 

Vinhos
 

Vitaminas
 

Xaropes
 
 
 
 
 
 
 

 

BEBIDAS E AFINS | SWTH COMUNICAÇÃO & WEB
Rua Itararé, 501 | Jardim Paulista
Ribeirão Preto | SP | Fone (16) 3237-9197 | Quem somos | Entre em contato