TUBAÍNAS E AFINS

 

BLOGS

 

GUIA DE EMPRESAS

 

PUBLICAÇÕES

 

EVENTOS

 

ANUNCIE

 

QUEM SOMOS

 
 
  Bebidas e Afins   |   Cachaças e Afins   |   Cafés e Afins   |   Cervejas e Afins   |   Sabores e Afins   |   Viagens e Afins   |   Vinhos e Afins
 
 
 
  EMPRESAS DE A A Z

0-9  |  A  |  B  |  C  |  D  |  E  |  F  |  G  |  H  |  I  |  J  |  L  |  K  |  M  |  N  |  O  |  P  |  Q  |  R  |  S  |  T  |  U  |  V  |  W  |  X  |  Y  |  Z

 
 
 
 
 
 
 
 
 
7
nov
2011
 
O retorno da Tubaína
 
Postado por
Jonas Gonçalves
   

 


Por décadas, muitos brasileiros se acostumaram a entender o termo “tubaína” como sinônimo de refrigerantes de diversos sabores produzidos por fábricas que atuam em suas respectivas regiões. Contudo, “Tubaína” é, desde 1932, uma marca registrada pela Ferráspari S/A Indústria e Comércio de Bebidas, de Jundiaí (SP). Com a proposta de resgatar esse legado, a empresa relança em 2011, com este nome, o seu principal refrigerante de guaraná, com a cor do caramelo e o sabor do tutti-frutti, o que remete ao primeiro produto com o nome “Tubaína”, uma bala criada pela empresa em 1930, quando ainda era uma fábrica de doces e se chamava Canedese & Cia.

Atualmente, a Ferráspari comercializa a “Turbaína” (marca registrada desde 1934) como a representante dessa história. Entretanto, depois de realizar diversos levantamentos junto aos consumidores, constatou que poderia retomar a antiga denominação. “De forma geral, a imagem da Tubaína é muito positiva, uma lembrança favorável que remete a momentos alegres. Há uma disposição dos consumidores em adquirir o produto, que possui características únicas e marcantes de cor e sabor, se o encontrar nos pontos de venda”, destaca o presidente da Ferráspari, José Gáspari.

O projeto de relançamento é ambicioso: um sistema de produção e distribuição composto por diversas fábricas de refrigerantes regionais espalhadas pelo Brasil, coordenadas por um sistema unificado de gestão, que cuidará também do fornecimento da fórmula concentrada e também do marketing do produto. “O pool de empresas vai trabalhar como se fosse uma só companhia. Dessa forma, a Tubaína terá uma só imagem e a mesma qualidade em todo o País, o que irá gerar um refrigerante genuinamente brasileiro”, explica Gáspari.

A Tubaína será comercializada na versão tradicional e em apenas duas variações: Tubaína Zero (sem açúcar) e Tubaína Limão (com adição de limão na fórmula). A comunicação em torno da bebida reforça a ideia de originalidade, com as mensagens “A primeira, a verdadeira” e “Só existe uma desde 1953”, ano em que o processo de registro da marca foi concluído de forma definitiva. O slogan adotado na campanha é “O que é bom é pra sempre!” e, no rótulo, “Viva seus melhores momentos!”, alusivo ao fato de que a Tubaína é geralmente associada a bons momentos com familiares e amigos, especialmente na infância.

As fábricas que aderirem ao sistema proposto pela Ferráspari deverão seguir algumas diretrizes: produzir com concentrado único, usando formato de embalagem e rótulos padronizados, dentro de normas e condições estabelecidas pela gestora e distribuir em território definido. Para o presidente da empresa, “os benefícios são muitos, desde a utilização de uma marca reconhecida, o que facilita a aceitação do produto, até uma boa margem de lucro, pois a imagem da Tubaína permite uma prática de preço de venda com posicionamento adequado, com participação direta na valorização da marca. E, com o uso de capacidade fabril já instalada, é possível diluir os custos da operação e de depreciação das instalações”, enumera.
Após o início da distribuição planejada para várias regiões do Brasil, será executado um plano de marketing que irá reforçar a ideia de um produto com fórmula exclusiva, desfazendo a imagem de ser a denominação de uma categoria de refrigerantes.

Confrebras 2011

A segunda edição do Congresso Brasileiro de Bebidas (Confrebras), evento promovido pela Associação de Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), será realizada de 8 a 10 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). A Ferráspari irá marcar presença não apenas com os seus produtos, que simbolizam a sua trajetória, mas também com o projeto de relançamento da marca “Tubaína”, que deverá atrair uma gama de fábricas interessadas em reforçar o sistema nacional de gestão e distribuição do refrigerante.

“Como associados e parceiros da Afrebras, faremos parte do evento e convidamos todos os colegas das empresas fabricantes de refrigerantes regionais do Brasil a visitar o nosso estande, pois queremos trocar ideias e apresentar as vantagens do projeto Tubaína. Esse empreendimento trará benefícios para todos aqueles que acreditarem nesse objetivo de tornar a marca Tubaína, que possui mais de 50 anos, em uma legítima representante do refrigerante do Brasil”, resume José Gáspari.

História

A história da empresa começou em 1930, com a produção de doces. Fundada com o nome de Canedese & Cia. por José e Antonio Ferrazzo, a fábrica apoiou, em 1932, a ideia de um dos seus funcionários, o químico italiano Pietro Paccini, a de produzir um refrigerante que tivesse o sabor da bala de tutti-frutti produzida pela própria companhia, chamada Tubaína.

No mesmo ano, a empresa agregou um novo sócio, Armando Gáspari, passou a se chamar Ferrazzo & Cia. e iniciou a produção do refrigerante de guaraná Tubaína, com aroma de tutti-frutti e cor de caramelo. A empresa também garantiu, em 1934, os seus direitos sobre o nome “Turbaína”, o qual passou a utilizar para comercializar seus refrigerantes. Não demorou muito e o novo refresco caiu no gosto da população de Jundiaí e região, tornando-se uma tradição nos almoços de domingo.

A produção inicial de 50 dúzias diárias em garrafas de 300 ml e 600 ml, distribuída em caixas de madeira transportadas por carroças, cresceu rapidamente. A partir de 1946, a fabricante passou a se chamar Indústria de Bebidas Ferráspari Ltda., uma fusão dos sobrenomes dos sócios. A denominação atual, Ferráspari S/A Indústria e Comércio de Bebidas, foi oficializada em 1957.

O diretor de produção da Ferráspari, Luiz Gáspari, destaca que a fábrica sempre se notabilizou pela preocupação com a qualidade de seus produtos, desde a escolha dos ingredientes até o treinamento de funcionários. “Não se mantém um produto no mercado por tantos anos sem um controle rigoroso de qualidade. A escolha dos fornecedores dos ingredientes é fundamental”, explica.

Com um amplo e moderno parque industrial, a Ferráspari produz atualmente refrigerantes de oito diferentes sabores (turbaína, turbaína zero, laranja, limão, uva, guaraná com pêssego, guaraná light e abacaxi) em várias embalagens, como as garrafas PET de 2 litros. Além disso, fabrica quatro sabores de xarope da marca Tropical: groselha, morango, uva e guaraná. Produz ainda xaropes para as marcas Carrefour, Cereser e Aro (Makro Atacadista).

Para o presidente da Ferráspari, José Gáspari, o futuro da fábrica pode ser garantido pela força de sua trajetória. “A Ferráspari tem o aval de sua história, conquistou créditos para construir o próprio futuro”, diz.
A capacidade da companhia de se adaptar aos novos tempos é considerada fundamental por Gáspari a fim de que a marca e o sabor da Tubaína cresçam e se perpetuem. “A empresa quer tornar o seu produto nacional. Para isso, tem planos muito bem estruturados e que estão avançando”, conclui.

Confira a reportagem publicada na revista Bebidas e Afins de novembro



 
 
COMPARTILHAR
 
 
 
COMENTAR
 
 
NOME
 
E-MAIL
 
CIDADE -
 
COMENTÁRIO
 
CÓD. DE SEGURANÇA CÓDIGO DE SEGURANÇA 1414
 
 
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
 
 
1
out
2012
 
  Cervejaria Invicta lança sete novos rótulos
 
 
 
 
1
nov
2011
 
  Confrebras 2011: Livro Concorrência e Tributação no Setor de Bebidas Frias será lançado durante o evento
 
 
 
 
1
nov
2012
 
  Brahma leva diversão para estabelecimentos de Bauru com Curtisom Brahma
 
 
 
 
1
dez
2011
 
  Confrebras 2011: Grupo Kalena se destaca com estande temático e projeta crescimento
 
 
 
 
2
abr
2012
 
  Verallia patrocina a 10ª edição da Vinotech
 
 
 
 
 
 
 
 
Revista Bebidas e Afins
 
 

NÚMERO 5
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
Bebidas e Afins Express
 
 

NÚMERO 20
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
Refrigerantes Arco Íris
 
 
 
MG do Brasil
 
 
 
SWTH Comunicação & Web
 
 
 
 
 
 
 
Drinque com cachaça
 
 
 
Notícia do Portal IG: Café é a commodity mais supervalorizada atualmente
 
 
 
Por que vodca dá mais amnésia que outras bebidas?
 
 
 
Piracanjuba marca presença na 4° corrida de Prevenção do Câncer de Mama, em Goiânia
 
 
 
Notícia do Portal IG: Heineken quer comprar cervejaria Petrópolis, dona da Itaipava
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O que você procura?
 

BUSCAR

 
 
 
 
 
 
 

Acessórios
 

Acidulantes
 

Aço Inox
 

Açúcares
 

Adegas
 

Adesivos
 

Aditivos
 

Agitadores
 

Amidos
 

Aquecedores
 

Aromas e aromatizantes
 

Assessoria de comunicação
 

Associações e entidades
 

Ácidos
 

Água de Coco
 

Água Mineral
 

Água Tônica
 

Álcool
 

Balanças
 

Barris
 

Bases
 

Bebedouros
 

Bombas
 

Borrachas
 

Brindes
 

Cabos
 

Cachaças
 

Cafés
 

Caldeiras
 

Cervejarias
 

Chás
 

Chopeiras
 

Chopp
 

Codificadores
 

Componentes
 

Compressores
 

Concentrados
 

Conhaques
 

Conservantes
 

Consultoria técnica
 

Controle de qualidade
 

Coolers
 

Copos e canecas
 

Corantes
 

Correntes industriais
 

Cristalerias
 

Cursos
 

Destiladores
 

Detergentes especiais
 

Diluidores
 

Displays
 

Distribuidores de bebidas
 

Dosadores
 

Embaladoras
 

Embalagens
 

Empacotadoras
 

Empilhadeiras
 

Emulsões
 

Envasadoras
 

Enxaguadoras
 

Espumantes
 

Essências
 

Estabilizantes
 

Esteiras
 

Esterelização
 

Etiquetas
 

Exportadores
 

Extratos
 

Feiras e eventos
 

Fermentadores
 

Filmagem
 

Filtros
 

Fotografia
 

Franquias
 

Frascos
 

Freezers
 

Garrafas
 

Gás
 

Iluminação
 

Informática
 

Ingredientes
 

Injetoras
 

Insumos
 

Isoladores
 

Isotônicos
 

Lacres
 

Latas
 

Laticínios
 

Lavadoras
 

Limpeza industrial
 

Lubrificantes
 

Lúpulos
 

Maltes
 

Mangueiras
 

Manutenção industrial
 

Máquinas de café
 

Máquinas de suco
 

Máquinas industriais
 

Misturadores
 

Mobiliário
 

Paletização
 

Pasteurizadores
 

Peças
 

Plásticos
 

Proteínas
 

Purificadores de água
 

Reatores
 

Refrigeração
 

Refrigerantes
 

Rolhas
 

Rotuladoras
 

Rótulos
 

Sacos e sacolas
 

Seladoras
 

Serpentinas
 

Silos
 

Sites e portais
 

Software
 

Sopradoras
 

Sucos
 

Tampadoras
 

Tampas
 

Tanques
 

Traduções
 

Transmissores
 

Transportadoras
 

Tubos e conexões
 

Válvulas
 

Vernizes
 

Vidros
 

Vinhos
 

Vitaminas
 

Xaropes
 
 
 
 
 
 
 

 

BEBIDAS E AFINS | SWTH COMUNICAÇÃO & WEB
Rua Itararé, 501 | Jardim Paulista
Ribeirão Preto | SP | Fone (16) 3237-9197 | Quem somos | Entre em contato