TUBAÍNAS E AFINS

 

BLOGS

 

GUIA DE EMPRESAS

 

PUBLICAÇÕES

 

EVENTOS

 

ANUNCIE

 

QUEM SOMOS

 
 
  Bebidas e Afins   |   Cachaças e Afins   |   Cafés e Afins   |   Cervejas e Afins   |   Sabores e Afins   |   Viagens e Afins   |   Vinhos e Afins
 
 
 
  EMPRESAS DE A A Z

0-9  |  A  |  B  |  C  |  D  |  E  |  F  |  G  |  H  |  I  |  J  |  L  |  K  |  M  |  N  |  O  |  P  |  Q  |  R  |  S  |  T  |  U  |  V  |  W  |  X  |  Y  |  Z

 
 
 
 
 
 
 
 
 
15
out
2014
 
Abrindo caminho para a Organique
 
Postado por
Redação Bebidas e Afins
   

 



Em 2009, João Paulo Sattamini desenvolveu uma bebida energética totalmente orgânica chamada "Organique" para um trabalho em seu MBA. Dois anos depois, ele foi capaz de transformar sua ideia em realidade com o lançamento da Organique sob uma nova empresa – a Brasil Beverages Indústria e Comércio Ltda. De acordo com a Brasil Beverages, a Organique é a primeira bebida energética orgânica do Brasil, sendo que em todo o mundo existem apenas três. Ela é feita de açaí, guaraná e erva-mate, sem aditivos quimicos e sem conservantes.

"O plano de negócios original que eu desenvolvi no meu MBA incluía o uso de garrafas de vidro para envasar a Organique. No entanto, quanto mais perto eu estava de transformar a Organique em realidade, o mais preocupado eu me tornei com a garantia de que a Brasil Beverages operasse sob um conjunto sólido de princípios de sustentabilidade", conta Sattamini, CEO da Brasil Beverages. "A lata de alumínio para bebidas foi a melhor opção para uma solução comercial de embalagem."

O que embasou a decisão de Sattamini foi o fato de que as latas para bebidas são 100% e indefinidamente recicláveis, sem perda de propriedades físicas. Além disso, existe uma infraestrutura de reciclagem bem estabelecida no país. A ABAL e a ABRALATAS (a Associação Brasileira de Fabricantes de Latas Altamente Recicláveis) informam que o Brasil reciclou 267.100 das 272.800 toneladas de latas de alumínio para bebidas disponíveis no mercado em 2012, uma taxa de reciclagem de 97,9% .

Aprendendo
Ao mesmo tempo em que a Brasil Beverages se preparava para a produção e a embalagem da Organique, a CROWN Embalagens Metálicas da Amazônia S.A, (Crown Brasil), uma joint venture entre a Crown Holdings, Inc. (Crown) (www.crowncork.com) e a Évora S.A. de Porto Alegre, Brasil, começava a produzir latas para bebidas de estilo sleek pela primeira vez no Brasil em sua fábrica de Estância, no Sergipe, como parte de seu plano de expansão de portfolio de produtos.

Depois de receber uma indicação de outro membro de um grupo de jovens empreendedores do sul do Brasil, Sattamini entrou em contato com a Crown Brasil para investigar a possibilidade de criação de uma embalagem atraente e ecologicamente correta para a nova marca.

Antes de começar as conversas específicas sobre a embalagem, a Crown Brasil ajudou Sattamini a aprimorar ainda mais o plano de negócios da Brasil Beverages, fornecendo informações sobre o segmento de bebidas energéticas no Brasil e no mundo. "O alto nível de atendimento e conhecimento da Crown Brasil nos deu a tranquilidade de que precisávamos, sendo uma empresa start-up, principalmente no nicho de mercado da Organique", destaca Sattamini.

Fazendo a diferença
O projeto enfrentou um obstáculo logo no início, pois a Brasil Beverages já tinha agendado uma data de lançamento para a Organique antes de começar a trabalhar com a Crown Brasil. A janela de cinco meses era apertada, mas a Crown Brasil se comprometeu a oferecer um produto de qualidade em tempo hábil.

Após sua consulta com a Crown Brasil, a Brasil Beverages selecionou uma lata para bebidas de estilo sleek de 269 ml e conseguiu terminar o design grafico para a marca. . A Brasil Beverages buscou a expertise da Crown Brasil para passar seu design original para a embalagem de metal. Além de adaptar as diferenças de cor, foi preciso transformar o conceito de duas dimensões das imagens para as três dimensões da superfície curva de uma lata de bebida. Para conseguir isso, a Crown Brasil começou separando as cores, a fim de facilitar a identificação de cada cor usada para criar o design. A próxima etapa foi determinar se uma camada de tinta chegaria à mesma tonalidade quando impressa no alumínio ou se seria necessário mesclar camadas para chegar a um resultado similar.

O design final consiste em uma lata preto fosco, com a parte de cima em tons degradê entre roxo e rosa. A parte frontal e central da lata traz o "O", logotipo da marca, em tamanho grande, composto por vários contornos de folhas cor-de-rosa. Uma folha sólida, também em degradê entre roxo e rosa, serve como acento na parte superior direita do "O".

Quando a Brasil Beverages estava pronta para começar a embalar, a fábrica da Crown Brasil em Ponta Grossa, no Paraná, muito mais perto de Santa Maria, onde a Organique é fabricada, já estava produzindo a lata de 269 ml. Isso melhorou o desempenho do processo de fabricação, pois a distância do envio das latas diminuiu.

"O projeto com a Brasil Beverages foi muito importante para a Crown Brasil. A Organique foi a primeira bebida energética envazada em latas sleek produzidas pela Crown Brasil, foi também a primeira vez que decoramos uma lata com acabamento fosco", diz Altair Frulane, Diretor Comercial da CROWN Embalagens Metálicas da Amazônia S.A.

Um começo com o pé direito e um futuro brilhante
Desde seu lançamento, a Organique teve grande sucesso no mercado. Atualmente, ela é vendida nos supermercados Pão de Açúcar, nas farmácias Panvel e nas lojas Mundo Verde, e está sendo exportada para China, França, Japão e Estados Unidos.

Para aumentar ainda mais a presença de mercado da Organique, a Brasil Beverages vai mudar o design da lata, substituindo a textura fosca por um acabamento metálico. Além disso, para comemorar a Copa do Mundo, uma edição limitada da embalagem, decorada com as cores da bandeira brasileira, foi lançada em abril de 2014.

 
 
COMPARTILHAR
 
 
 
COMENTAR
 
 
NOME
 
E-MAIL
 
CIDADE -
 
COMENTÁRIO
 
CÓD. DE SEGURANÇA CÓDIGO DE SEGURANÇA 1414
 
 
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
 
 
1
nov
2011
 
  Campanha de Jack Daniel’s no Facebook aumentou base em 300% durante 46 dias
 
 
 
 
1
nov
2011
 
  Design não é só produto, é estratégia de inovação, alertam especialistas durante Fórum
 
 
 
 
1
dez
2011
 
  Leco apresenta o primeiro iogurte com ação antioxidante do mercado
 
 
 
 
2
abr
2012
 
  Confira a 19ª edição do boletim Bebidas e Afins Express
 
 
 
 
2
abr
2012
 
  Notícia do Portal NewTrade: Diageo tenta comprar marca Jose Cuervo
 
 
 
 
 
 
 
 
Revista Bebidas e Afins
 
 

NÚMERO 5
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
Bebidas e Afins Express
 
 

NÚMERO 20
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
Refrigerantes Arco Íris
 
 
 
AzuMa Consultoria em Gestão Empresarial Ltda
 
 
 
SWTH Comunicação & Web
 
 
 
 
 
 
 
Miolo é a primeira vinícola brasileira a abrir loja da marca na China
 
 
 
VIGOR NA APAS 2013
 
 
 
Drinque com cachaça
 
 
 
Restaurante Conceito: Chez Airys
 
 
 
Premier Pack cria embalagem para o uísque de puro malte Union Club
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O que você procura?
 

BUSCAR

 
 
 
 
 
 
 

Acessórios
 

Acidulantes
 

Aço Inox
 

Açúcares
 

Adegas
 

Adesivos
 

Aditivos
 

Agitadores
 

Amidos
 

Aquecedores
 

Aromas e aromatizantes
 

Assessoria de comunicação
 

Associações e entidades
 

Ácidos
 

Água de Coco
 

Água Mineral
 

Água Tônica
 

Álcool
 

Balanças
 

Barris
 

Bases
 

Bebedouros
 

Bombas
 

Borrachas
 

Brindes
 

Cabos
 

Cachaças
 

Cafés
 

Caldeiras
 

Cervejarias
 

Chás
 

Chopeiras
 

Chopp
 

Codificadores
 

Componentes
 

Compressores
 

Concentrados
 

Conhaques
 

Conservantes
 

Consultoria técnica
 

Controle de qualidade
 

Coolers
 

Copos e canecas
 

Corantes
 

Correntes industriais
 

Cristalerias
 

Cursos
 

Destiladores
 

Detergentes especiais
 

Diluidores
 

Displays
 

Distribuidores de bebidas
 

Dosadores
 

Embaladoras
 

Embalagens
 

Empacotadoras
 

Empilhadeiras
 

Emulsões
 

Envasadoras
 

Enxaguadoras
 

Espumantes
 

Essências
 

Estabilizantes
 

Esteiras
 

Esterelização
 

Etiquetas
 

Exportadores
 

Extratos
 

Feiras e eventos
 

Fermentadores
 

Filmagem
 

Filtros
 

Fotografia
 

Franquias
 

Frascos
 

Freezers
 

Garrafas
 

Gás
 

Iluminação
 

Informática
 

Ingredientes
 

Injetoras
 

Insumos
 

Isoladores
 

Isotônicos
 

Lacres
 

Latas
 

Laticínios
 

Lavadoras
 

Limpeza industrial
 

Lubrificantes
 

Lúpulos
 

Maltes
 

Mangueiras
 

Manutenção industrial
 

Máquinas de café
 

Máquinas de suco
 

Máquinas industriais
 

Misturadores
 

Mobiliário
 

Paletização
 

Pasteurizadores
 

Peças
 

Plásticos
 

Proteínas
 

Purificadores de água
 

Reatores
 

Refrigeração
 

Refrigerantes
 

Rolhas
 

Rotuladoras
 

Rótulos
 

Sacos e sacolas
 

Seladoras
 

Serpentinas
 

Silos
 

Sites e portais
 

Software
 

Sopradoras
 

Sucos
 

Tampadoras
 

Tampas
 

Tanques
 

Traduções
 

Transmissores
 

Transportadoras
 

Tubos e conexões
 

Válvulas
 

Vernizes
 

Vidros
 

Vinhos
 

Vitaminas
 

Xaropes
 
 
 
 
 
 
 

 

BEBIDAS E AFINS | SWTH COMUNICAÇÃO & WEB
Rua Itararé, 501 | Jardim Paulista
Ribeirão Preto | SP | Fone (16) 3237-9197 | Quem somos | Entre em contato