TUBAÍNAS E AFINS

 

BLOGS

 

GUIA DE EMPRESAS

 

PUBLICAÇÕES

 

EVENTOS

 

ANUNCIE

 

QUEM SOMOS

 
 
  Bebidas e Afins   |   Cachaças e Afins   |   Cafés e Afins   |   Cervejas e Afins   |   Sabores e Afins   |   Viagens e Afins   |   Vinhos e Afins
 
 
 
  EMPRESAS DE A A Z

0-9  |  A  |  B  |  C  |  D  |  E  |  F  |  G  |  H  |  I  |  J  |  L  |  K  |  M  |  N  |  O  |  P  |  Q  |  R  |  S  |  T  |  U  |  V  |  W  |  X  |  Y  |  Z

 
 
 
 
 
 
 
 
 
11
nov
2011
 
Afrebras decide travar luta pelo compartilhamento de garrafas e contra o abuso de poder da RFB
 
Postado por
Redação Bebidas e Afins
   

 
No 2º Congresso Brasileiro de Bebidas – Confrebras, que ocorreu entre os dias 8 a 10 de novembro, em Brasília, cerca de 200 pequenos e médios produtores de cervejas e refrigerantes de todo o Brasil decidiram fortalecer a luta pelo compartilhamento dos vasilhames entre todos os produtores, independentemente do porte. Com a coordenação da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil – Afrebras os empresários regionais já estudam medidas jurídicas para reverter o atual cenário.

Os produtores alegam que as garrafas de litro com expressão “AmBev” ou “cerveja” limitam o desenvolvimento do setor, tanto para as pequenas cervejarias quanto para os pequenos produtores de refrigerantes, “pois os dois vasilhames estão errados e fogem do conceito de compartilhamento iniciado na garrafa de 600 ml há mais de 100 anos”.

De acordo com o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros, as garrafas com expressão “AmBev” representam um limitante à concorrência em função da posição dominante de mercado que esta empresa possui. “Por esse motivo, várias medidas serão tomadas na defesa desse compartilhamento”, diz Bairros, explicando que os congressistas deliberaram pela exclusão total da expressão “cerveja” dos vasilhames de 600 ml, respeitando as condições técnicas da garrafa na cor âmbar.

A garrafa personalizada da AmBev limita o uso dos cascos e aumenta os custos para o pequeno fabricante. No parecer de Cid Gallo, produtor da Refrigerantes Coroa, esse procedimento faz com que os consumidores não tenha liberdade de escolha na hora de comprar cerveja ou refrigerantes. “Atualmente, a maioria dos pontos de venda só aceitam trabalhar com os vasilhames da AmBev”.

A ideia de garrafa retornável compartilhada, como o próprio nome já diz, é que ela seja utilizada por qualquer empresa da indústria cervejeira, em todo o território nacional. “Isso reduzirá a concorrência desleal e preservará a liberdade do consumidor”, afirma Gallo.

Os representantes das indústrias de refrigerantes e cervejas decidiram tomar medidas judiciais, civis e criminais para evitar o abuso de autoridade dos agentes da Receita Federal do Brasil, que estão autuando e desligando aparelhos de bebidas de pequenos e médios fabricantes em todo o País. O abuso de poder foi estabelecido pelo Fisco, por meio da Instrução Normativa nº 1.148/2011, a qual determina que o estabelecimento industrial que não regularizar sua situação em relação ao Sistema de Controle de Produção de Bebidas - Sicobe, “terá caracterizada a anormalidade no funcionamento do sistema”, diz o documento legal.

É importante lembrar que o Sicobe instituiu a cobrança de R$ 0,03 por unidade de bebidas envasadas, independentemente do volume e do preço da embalagem. “Essa situação faz com que os pequenos e médios fabricantes de bebidas tenham uma carga tributária absurda, muito superior à das grandes corporações, que dominam mercado, com 92% do faturamento global do setor”, afirma o presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil – Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros.

Em junho de 2010, a Associação entrou com uma ação na Justiça para reconhecer a inconstitucionalidade da cobrança do Sicobe. “Esta ação foi julgada em primeira instância, quando foi determinada a inconstitucionalidade do Sistema. Contudo, a União recorreu dessa decisão e agora, em segunda instância, está aguardando recurso”, lembra Bairros, afirmando que a Instrução Normativa nº 1.148, publicada em abril último, foi editada pela Receita como uma forma de retaliar o setor. “Com a medida, o órgão criou um conceito de anormalidade, mesmo estando os produtores de bebidas depositando o valor do Sicobe em juízo, por força de uma liminar”.

“Essa histórica desigualdade tributária vem acompanhando o setor há muito tempo e o Sicobe é comprovadamente uma ilegalidade, uma vez que viola os princípios da igualdade, da legalidade e da proporcionalidade tributária”, alega Bairros.

Expositores

Durante o 2º Congresso Brasileiro de Bebidas – CONFREBRAS foi lançado do livro “Concorrência e Tributação no Setor de Bebidas Frias – Manual de Bebidas Frias”, obra de 200 páginas, organizada pelos professores doutores Márcia Carla Pereira Ribeiro e Weimar Freire da Rocha Jr., que abordam a estrutura do mercado de bebidas frias brasileiro, casos de concorrência entre empresas, explanação do atual sistema tributário do setor, dados atualizados sobre o consumo e produção, assim como uma análise completa sobre os problemas enfrentados pelos fabricantes de bebidas, principalmente considerando a concorrência com as grandes corporações multinacionais.

Entre os expositores, destaque para o estande do Chope Kalena, um dos mais visitados. Para o empresário Jeter Sidney Carvalho, gestor de Marketing do Chope Kalena, o motivo de tanto sucesso é que o chope, nas versões claro e escuro, é produzido somente com matéria prima selecionada, com a puríssima água do Aquífero Guarany, na região de Agudos-SP: “Envasado sem pasteurização, preserva a leveza e o frescor de um chope tirado na hora”, declara Jeter. O chope Kalena é um produto inovador, idealizado por um grupo de empresários do setor de bebidas. Atualmente, a bebida está sendo comercializada para 13 regiões e cinco Estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Outro sucesso do CONFREBRAS foi a Amazon Flavors, especializada na produção de concentrados, ingredientes e corantes a partir de matérias-primas naturais e saudáveis. “Nossa linha de produtos conta com bases para diversos sabores de refrigerantes, nas versões diet e light, bebidas mistas e energéticas, extratos naturais e corantes”, explica o gerente de marketing da empresa Milton Dias, que afirma estar muito satisfeito com o evento, “onde foi possível fornecer novas opções de misturas e ampliar parcerias com outros expositores”.

Além dessas, várias outras empresas estiveram apresentando novidades no mercado, como a PluralMarch, que trabalha com rotulagem, e a Aro, uma das maiores fabricantes de embalagens metálicas do país. Outra empresa de grande destaque é a Mesal Máquinas e Tecnologia Ltda., que este ano trouxe lançamentos, tendências e inovações dos equipamentos de envase e outros produtos e serviços aos fabricantes de bebidas.

No Bar Sabores Brasil, um dos destaques foi o Refrigerante Tubaína sabor tutti-frutti da empresa Ferráspari, outro dos lançamentos da Feira. Outra inovação foi a mistura de pó para sorvetes que pode ser adicionada a refrigerantes e sucos, da empresa Irmãos Fraccaroli & Cia Ltda e um mix de produtos diversificados, como o guaraná que contém cafeína natural, da empresa Duas Rodas.

Para mais informações e para solicitar entrevista com o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros, entre em contato com a De León Comunicações, pelos telefones (11)5017-4090//7604.

Fonte: Afrebras

 
 
COMPARTILHAR
 
 
 
COMENTAR
 
 
NOME
 
E-MAIL
 
CIDADE -
 
COMENTÁRIO
 
CÓD. DE SEGURANÇA CÓDIGO DE SEGURANÇA 1414
 
 
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
 
 
1
out
2012
 
  Cervejaria Invicta lança sete novos rótulos
 
 
 
 
1
nov
2011
 
  Confrebras 2011: Livro Concorrência e Tributação no Setor de Bebidas Frias será lançado durante o evento
 
 
 
 
1
nov
2012
 
  Brahma leva diversão para estabelecimentos de Bauru com Curtisom Brahma
 
 
 
 
1
dez
2011
 
  Confrebras 2011: Grupo Kalena se destaca com estande temático e projeta crescimento
 
 
 
 
2
abr
2012
 
  Verallia patrocina a 10ª edição da Vinotech
 
 
 
 
 
 
 
 
Revista Bebidas e Afins
 
 

NÚMERO 5
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
Bebidas e Afins Express
 
 

NÚMERO 20
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
Matrix Ingredientes Comércio e Representações Ltda.
 
 
 
Refrigerantes Arco Íris
 
 
 
MG do Brasil
 
 
 
 
 
 
 
Café Aviação chega aos supermercados da capital e do interior
 
 
 
Brasileiros preferem, cada vez mais, café premium
 
 
 
O retorno da Tubaína
 
 
 
Yaguara sugere drinks para o Dia Nacional da Cachaça
 
 
 
Confebras e Expobrev acontecem de 23 a 25 de Outubro, no Centro de Exposições Imigrantes
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O que você procura?
 

BUSCAR

 
 
 
 
 
 
 

Acessórios
 

Acidulantes
 

Aço Inox
 

Açúcares
 

Adegas
 

Adesivos
 

Aditivos
 

Agitadores
 

Amidos
 

Aquecedores
 

Aromas e aromatizantes
 

Assessoria de comunicação
 

Associações e entidades
 

Ácidos
 

Água de Coco
 

Água Mineral
 

Água Tônica
 

Álcool
 

Balanças
 

Barris
 

Bases
 

Bebedouros
 

Bombas
 

Borrachas
 

Brindes
 

Cabos
 

Cachaças
 

Cafés
 

Caldeiras
 

Cervejarias
 

Chás
 

Chopeiras
 

Chopp
 

Codificadores
 

Componentes
 

Compressores
 

Concentrados
 

Conhaques
 

Conservantes
 

Consultoria técnica
 

Controle de qualidade
 

Coolers
 

Copos e canecas
 

Corantes
 

Correntes industriais
 

Cristalerias
 

Cursos
 

Destiladores
 

Detergentes especiais
 

Diluidores
 

Displays
 

Distribuidores de bebidas
 

Dosadores
 

Embaladoras
 

Embalagens
 

Empacotadoras
 

Empilhadeiras
 

Emulsões
 

Envasadoras
 

Enxaguadoras
 

Espumantes
 

Essências
 

Estabilizantes
 

Esteiras
 

Esterelização
 

Etiquetas
 

Exportadores
 

Extratos
 

Feiras e eventos
 

Fermentadores
 

Filmagem
 

Filtros
 

Fotografia
 

Franquias
 

Frascos
 

Freezers
 

Garrafas
 

Gás
 

Iluminação
 

Informática
 

Ingredientes
 

Injetoras
 

Insumos
 

Isoladores
 

Isotônicos
 

Lacres
 

Latas
 

Laticínios
 

Lavadoras
 

Limpeza industrial
 

Lubrificantes
 

Lúpulos
 

Maltes
 

Mangueiras
 

Manutenção industrial
 

Máquinas de café
 

Máquinas de suco
 

Máquinas industriais
 

Misturadores
 

Mobiliário
 

Paletização
 

Pasteurizadores
 

Peças
 

Plásticos
 

Proteínas
 

Purificadores de água
 

Reatores
 

Refrigeração
 

Refrigerantes
 

Rolhas
 

Rotuladoras
 

Rótulos
 

Sacos e sacolas
 

Seladoras
 

Serpentinas
 

Silos
 

Sites e portais
 

Software
 

Sopradoras
 

Sucos
 

Tampadoras
 

Tampas
 

Tanques
 

Traduções
 

Transmissores
 

Transportadoras
 

Tubos e conexões
 

Válvulas
 

Vernizes
 

Vidros
 

Vinhos
 

Vitaminas
 

Xaropes
 
 
 
 
 
 
 

 

BEBIDAS E AFINS | SWTH COMUNICAÇÃO & WEB
Rua Itararé, 501 | Jardim Paulista
Ribeirão Preto | SP | Fone (16) 3237-9197 | Quem somos | Entre em contato