TUBAÍNAS E AFINS

 

BLOGS

 

GUIA DE EMPRESAS

 

PUBLICAÇÕES

 

EVENTOS

 

ANUNCIE

 

QUEM SOMOS

 
 
  Bebidas e Afins   |   Cachaças e Afins   |   Cafés e Afins   |   Cervejas e Afins   |   Sabores e Afins   |   Viagens e Afins   |   Vinhos e Afins
 
 
 
  EMPRESAS DE A A Z

0-9  |  A  |  B  |  C  |  D  |  E  |  F  |  G  |  H  |  I  |  J  |  L  |  K  |  M  |  N  |  O  |  P  |  Q  |  R  |  S  |  T  |  U  |  V  |  W  |  X  |  Y  |  Z

 
 
 
 
 
 
 
 
 
9
nov
2011
 
Primeira Mesa-Redonda do Confrebras 2011 gera discussões importantes
 
Postado por
Redação Bebidas e Afins
   

 


A mesa-redonda que aconteceu às 16h do primeiro dia do Confrebras 2011 teve como tema Fusões e Concorrência. Para mediar a discussão, foi convidado o advogado da Afrebras, Dr. Oksandro Gonçalves; como participantes da mesa, o Procurador Regional da República e representante do Ministério Público no CADE, Dr. Franklin Rodrigues da Costa e o professor Dr. Arthur Barrionuevo Junior.

O tema “Fusões e Concorrência” deu enfoque nos interesses do consumidor e nas pequenas empresas. Foram discutidos os efeitos das fusões, que ao longo do tempo têm gerado o confronto entre as pequenas indústrias e corporações cada vez maiores.

O Dr. Franklin Rodrigues da Costa falou sob o ponto de vista do consumidor, que fica sujeito à exploração, consequente da concentração e controle do poder de mercado das grandes empresas, que têm a possibilidade de arbitrar preços e lucros.

No longo prazo, o consumidor acaba pagando mais do que o preço justo de determinado produto. Dr. Franklin citou ainda, o caso da Ambev, em que se percebe uma queda na produção e aumento nos preços, aumentando consequentemente o lucro da grande corporação.

Já Dr. Barrionuevo deu enfoque na concorrência, enfatizou que o sistema brasileiro de defesa da concorrência evoluiu muito nos últimos tempos e o projeto do Supercade colaborou para isso.

Comentou que, se o pedido de fusão da Brahma com a Antactica fosse feito hoje, possivelmente não seria aprovado, devido ao amadurecimento e evolução do sistema como um todo.

O efeito da dominação do mercado por algumas empresas é que elas tem a possibilidade de abusar do poder que o mercado lhe dá. Se abusar, afeta diretamente a concorrência e os consumidores. Um exemplo relevante citadp pelo Dr. Barrionuevo é o programa Tô Contigo da Ambev, que é a imposição de contratos de exclusividade de cerveja em bares.

O Presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros, fez uma consideração relevante após as falas dos convidados. "O efeito mais nocivo que a concentraçãode mercado traz é o poder que as empresas ganham para articular, junto às autoridades, para que leis sejam ou não aprovadas de acordo com seus interesses".

Fonte: Afrebras

Confira a edição de novembro da revista Bebidas e Afins

 
 
COMPARTILHAR
 
 
 
COMENTAR
 
 
NOME
 
E-MAIL
 
CIDADE -
 
COMENTÁRIO
 
CÓD. DE SEGURANÇA CÓDIGO DE SEGURANÇA 1414
 
 
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
 
 
1
out
2012
 
  Cervejaria Invicta lança sete novos rótulos
 
 
 
 
1
nov
2011
 
  Confrebras 2011: Livro Concorrência e Tributação no Setor de Bebidas Frias será lançado durante o evento
 
 
 
 
1
nov
2012
 
  Brahma leva diversão para estabelecimentos de Bauru com Curtisom Brahma
 
 
 
 
1
dez
2011
 
  Confrebras 2011: Grupo Kalena se destaca com estande temático e projeta crescimento
 
 
 
 
2
abr
2012
 
  Verallia patrocina a 10ª edição da Vinotech
 
 
 
 
 
 
 
 
Revista Bebidas e Afins
 
 

NÚMERO 5
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
Bebidas e Afins Express
 
 

NÚMERO 20
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
Refrigerantes Arco Íris
 
 
 
AzuMa Consultoria em Gestão Empresarial Ltda
 
 
 
Matrix Ingredientes Comércio e Representações Ltda.
 
 
 
 
 
 
 
VIGOR NA APAS 2013
 
 
 
Drinque com cachaça
 
 
 
Brasileiros preferem, cada vez mais, café premium
 
 
 
Restaurante Conceito: Chez Airys
 
 
 
Celebridades no Camarote Brahma Rio
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O que você procura?
 

BUSCAR

 
 
 
 
 
 
 

Acessórios
 

Acidulantes
 

Aço Inox
 

Açúcares
 

Adegas
 

Adesivos
 

Aditivos
 

Agitadores
 

Amidos
 

Aquecedores
 

Aromas e aromatizantes
 

Assessoria de comunicação
 

Associações e entidades
 

Ácidos
 

Água de Coco
 

Água Mineral
 

Água Tônica
 

Álcool
 

Balanças
 

Barris
 

Bases
 

Bebedouros
 

Bombas
 

Borrachas
 

Brindes
 

Cabos
 

Cachaças
 

Cafés
 

Caldeiras
 

Cervejarias
 

Chás
 

Chopeiras
 

Chopp
 

Codificadores
 

Componentes
 

Compressores
 

Concentrados
 

Conhaques
 

Conservantes
 

Consultoria técnica
 

Controle de qualidade
 

Coolers
 

Copos e canecas
 

Corantes
 

Correntes industriais
 

Cristalerias
 

Cursos
 

Destiladores
 

Detergentes especiais
 

Diluidores
 

Displays
 

Distribuidores de bebidas
 

Dosadores
 

Embaladoras
 

Embalagens
 

Empacotadoras
 

Empilhadeiras
 

Emulsões
 

Envasadoras
 

Enxaguadoras
 

Espumantes
 

Essências
 

Estabilizantes
 

Esteiras
 

Esterelização
 

Etiquetas
 

Exportadores
 

Extratos
 

Feiras e eventos
 

Fermentadores
 

Filmagem
 

Filtros
 

Fotografia
 

Franquias
 

Frascos
 

Freezers
 

Garrafas
 

Gás
 

Iluminação
 

Informática
 

Ingredientes
 

Injetoras
 

Insumos
 

Isoladores
 

Isotônicos
 

Lacres
 

Latas
 

Laticínios
 

Lavadoras
 

Limpeza industrial
 

Lubrificantes
 

Lúpulos
 

Maltes
 

Mangueiras
 

Manutenção industrial
 

Máquinas de café
 

Máquinas de suco
 

Máquinas industriais
 

Misturadores
 

Mobiliário
 

Paletização
 

Pasteurizadores
 

Peças
 

Plásticos
 

Proteínas
 

Purificadores de água
 

Reatores
 

Refrigeração
 

Refrigerantes
 

Rolhas
 

Rotuladoras
 

Rótulos
 

Sacos e sacolas
 

Seladoras
 

Serpentinas
 

Silos
 

Sites e portais
 

Software
 

Sopradoras
 

Sucos
 

Tampadoras
 

Tampas
 

Tanques
 

Traduções
 

Transmissores
 

Transportadoras
 

Tubos e conexões
 

Válvulas
 

Vernizes
 

Vidros
 

Vinhos
 

Vitaminas
 

Xaropes
 
 
 
 
 
 
 

 

BEBIDAS E AFINS | SWTH COMUNICAÇÃO & WEB
Rua Itararé, 501 | Jardim Paulista
Ribeirão Preto | SP | Fone (16) 3237-9197 | Quem somos | Entre em contato