TUBAÍNAS E AFINS

 

BLOGS

 

GUIA DE EMPRESAS

 

PUBLICAÇÕES

 

EVENTOS

 

ANUNCIE

 

QUEM SOMOS

 
 
  Bebidas e Afins   |   Cachaças e Afins   |   Cafés e Afins   |   Cervejas e Afins   |   Sabores e Afins   |   Viagens e Afins   |   Vinhos e Afins
 
 
 
  EMPRESAS DE A A Z

0-9  |  A  |  B  |  C  |  D  |  E  |  F  |  G  |  H  |  I  |  J  |  L  |  K  |  M  |  N  |  O  |  P  |  Q  |  R  |  S  |  T  |  U  |  V  |  W  |  X  |  Y  |  Z

 
 
 
 
 
 
 
 
 
24
abr
2013
 
FecomercioSP: Brasileiros consomem mais vinho tinto, diz pesquisa
 
Postado por
Redação Bebidas e Afins
   

 
O mercado de vinhos tem conquistado o brasileiro, segundo pesquisa da Wine Intelligence sobre o comportamento do consumidor de vinhos no Brasil, realizada em 2012. Cerca de 94% das pessoas na faixa etária de 18 a 59 anos que consomem vinho importado entre uma a duas vezes por ano disseram beber vinho tinto, enquanto 65% disseram consumir vinho branco. Os dados foram apresentados no 3º Debate - O vinho no Brasil, realizado na manhã desta quarta-feira (24) pelo Comitê do Vinho da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Dentro do universo pesquisado, o Estado de São Paulo é o maior consumidor de vinhos, sendo que a capital é responsável por 29% e o interior 21%. Na sequência aparece o Rio de Janeiro, com 19%, e Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Salvador, todas com 7%. A renda mensal média dominante daqueles que bebem vinho é de R$ 2.076,00 a R$ 4.150,00.

A frequência de consumo de vinhos importados é de uma a três vezes por mês para 33%, uma vez a cada dois ou três meses para 25% e uma vez por semana para 21% entre os respondentes. Segundo o Gerente de Mercado da Wine Intelligence e responsável pela apresentação da pesquisa, Paul Medder, "os consumidores entre 18 e 24 anos bebem com menor frequência". O coordenador do Comitê do Vinho da FecomercioSP e diretor do Centro do Comércio (Cecomercio), Didú Russo, diz que para o aumento de consumo, especialmente entre os mais novos, é necessário "a redução do custo, melhoria de distribuição de produtos e melhorar o entendimento do vinho como alimento". O produto chega à mesa do brasileiro 16 vezes mais caro em relação ao preço de produção, segundo Russo.

A ausência de propaganda e investimento em marketing, especialmente em e-commerce, foi apontado pelo vice-presidente de novos negócios e relações com clientes da agência Today (antiga Adbat-Tesla), Tato Simon, como um mercado a ser explorado. "São 94 milhões de pessoas com acesso a internet no Brasil e seremos 115 milhões em 2016 com foco na classe A/B. O setor de vinho tem que aproveitar esse potencial, como o mercado de cervejas faz", disse Simon.

Em 2012 houve crescimento de 12% no volume de buscas no segmento vinho no Google, sendo as subcategorias mais buscadas espumante, tinto, branco, do porto e rosé, respectivamente. "As buscas são influenciadas pela sazonalidade, especialmente nos meses mais frios, e nas festas de fim de ano", complementa Simon. Para o especialista, o e-commerce de vinho na internet é um caminho sem volta. O mais importante é definir a estratégia de presença na internet e investir em ferramentas como SEM (Search Engine Marketing) pautado em três principais pilares: tecnologia, popularidade e conteúdo relevante. "Ao seguir esses parâmetros é possível ficar em destaque nos buscadores", finalizou Simon.

As estratégias em e-commerce podem influenciar o público mais jovem. Segundo a pesquisa da Wine Intelligence, 67% das pessoas entre 18 e 24 anos gostam de experimentar estilos novos e diferentes de vinho regularmente. Esse percentual é maior na faixa etária entre 25 e 34 anos, chegando a 73%. Por outro lado, na faixa entre 55 e 59 anos, 43% sabe do que gosta e tende a seguir o que conhece.

O Comitê do Vinho FecomercioSP nasceu para colaborar com o debate para desburocratizar, desonerar e promover o vinho no Brasil, bem como a comunicação no setor em busca de maior consumo.

Para acessar a apresentação da Wine Intelligence acesse o site da FecomercioSP: http://www.fecomercio.com.br/?option=com_eventos&view=interna&Itemid=21&id=6389
 
 
COMPARTILHAR
 
 
 
COMENTAR
 
 
NOME
 
E-MAIL
 
CIDADE -
 
COMENTÁRIO
 
CÓD. DE SEGURANÇA CÓDIGO DE SEGURANÇA 1414
 
 
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
 
 
1
abr
2013
 
  Lançamento da Epicerie marca bom momento do vinho no Brasil
 
 
 
 
1
nov
2011
 
  Ouro e Prata para espumantes Dal Pizzol
 
 
 
 
2
jul
2014
 
  Casa do Vinho lança e-commerce
 
 
 
 
2
set
2014
 
  O Lambrusco pelo italiano Antonio Maccieri
 
 
 
 
2
out
2012
 
  Vinhos Sangue de Boi e Country Wine adotam novas embalagens
 
 
 
 
 
 
 
 
Revista Bebidas e Afins
 
 

NÚMERO 5
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
Bebidas e Afins Express
 
 

NÚMERO 20
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
Refrigerantes Arco Íris
 
 
 
MG do Brasil
 
 
 
Matrix Ingredientes Comércio e Representações Ltda.
 
 
 
 
 
 
 
Brasileiros preferem, cada vez mais, café premium
 
 
 
Café Aviação chega aos supermercados da capital e do interior
 
 
 
Yaguara sugere drinks para o Dia Nacional da Cachaça
 
 
 
Confebras e Expobrev acontecem de 23 a 25 de Outubro, no Centro de Exposições Imigrantes
 
 
 
Famiglia Zanlorenzi amplia linha integral de sucos e lança novos e inéditos sabores
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O que você procura?
 

BUSCAR

 
 
 
 
 
 
 

Acessórios
 

Acidulantes
 

Aço Inox
 

Açúcares
 

Adegas
 

Adesivos
 

Aditivos
 

Agitadores
 

Amidos
 

Aquecedores
 

Aromas e aromatizantes
 

Assessoria de comunicação
 

Associações e entidades
 

Ácidos
 

Água de Coco
 

Água Mineral
 

Água Tônica
 

Álcool
 

Balanças
 

Barris
 

Bases
 

Bebedouros
 

Bombas
 

Borrachas
 

Brindes
 

Cabos
 

Cachaças
 

Cafés
 

Caldeiras
 

Cervejarias
 

Chás
 

Chopeiras
 

Chopp
 

Codificadores
 

Componentes
 

Compressores
 

Concentrados
 

Conhaques
 

Conservantes
 

Consultoria técnica
 

Controle de qualidade
 

Coolers
 

Copos e canecas
 

Corantes
 

Correntes industriais
 

Cristalerias
 

Cursos
 

Destiladores
 

Detergentes especiais
 

Diluidores
 

Displays
 

Distribuidores de bebidas
 

Dosadores
 

Embaladoras
 

Embalagens
 

Empacotadoras
 

Empilhadeiras
 

Emulsões
 

Envasadoras
 

Enxaguadoras
 

Espumantes
 

Essências
 

Estabilizantes
 

Esteiras
 

Esterelização
 

Etiquetas
 

Exportadores
 

Extratos
 

Feiras e eventos
 

Fermentadores
 

Filmagem
 

Filtros
 

Fotografia
 

Franquias
 

Frascos
 

Freezers
 

Garrafas
 

Gás
 

Iluminação
 

Informática
 

Ingredientes
 

Injetoras
 

Insumos
 

Isoladores
 

Isotônicos
 

Lacres
 

Latas
 

Laticínios
 

Lavadoras
 

Limpeza industrial
 

Lubrificantes
 

Lúpulos
 

Maltes
 

Mangueiras
 

Manutenção industrial
 

Máquinas de café
 

Máquinas de suco
 

Máquinas industriais
 

Misturadores
 

Mobiliário
 

Paletização
 

Pasteurizadores
 

Peças
 

Plásticos
 

Proteínas
 

Purificadores de água
 

Reatores
 

Refrigeração
 

Refrigerantes
 

Rolhas
 

Rotuladoras
 

Rótulos
 

Sacos e sacolas
 

Seladoras
 

Serpentinas
 

Silos
 

Sites e portais
 

Software
 

Sopradoras
 

Sucos
 

Tampadoras
 

Tampas
 

Tanques
 

Traduções
 

Transmissores
 

Transportadoras
 

Tubos e conexões
 

Válvulas
 

Vernizes
 

Vidros
 

Vinhos
 

Vitaminas
 

Xaropes
 
 
 
 
 
 
 

 

BEBIDAS E AFINS | SWTH COMUNICAÇÃO & WEB
Rua Itararé, 501 | Jardim Paulista
Ribeirão Preto | SP | Fone (16) 3237-9197 | Quem somos | Entre em contato