TUBAÍNAS E AFINS

 

BLOGS

 

GUIA DE EMPRESAS

 

PUBLICAÇÕES

 

EVENTOS

 

ANUNCIE

 

QUEM SOMOS

 
 
  Bebidas e Afins   |   Cachaças e Afins   |   Cafés e Afins   |   Cervejas e Afins   |   Sabores e Afins   |   Viagens e Afins   |   Vinhos e Afins
 
 
 
  EMPRESAS DE A A Z

0-9  |  A  |  B  |  C  |  D  |  E  |  F  |  G  |  H  |  I  |  J  |  L  |  K  |  M  |  N  |  O  |  P  |  Q  |  R  |  S  |  T  |  U  |  V  |  W  |  X  |  Y  |  Z

 
 
 
 
 
 
 
 
 
16
fev
2012
 
Notícia do Portal Terra: Dona da Itaipava aposta em cerveja light para ganhar mercado
 
Postado por
Redação Bebidas e Afins
   

 


Nesta quarta-feira, a companhia Petrópolis, proprietária da marca Itaipava, apresentou a versão light de sua principal marca de cerveja, aproveitando uma lacuna no segmento, que chegou a ser explorado pela AmBev há cerca de dez anos, com o lançamento da Brahma Light, que foi descontinuada.

Na disputa por uma fatia mais ampla em um segmento em forte expansão, o grupo vê a possibilidade de quase dobrar sua participação de mercado nos próximos dez anos, para quase 20%, se consolidando na vice-liderança entre as cervejarias do Brasil. A companhia encerrou janeiro com participação de mercado de 10,9%, enquanto a rival Schincariol apurou 10,68% por cento e a AmBev, 68,47 por cento, segundo dados da consultoria Nielsen fornecidos nesta quarta-feira pelo diretor de marketing e relações com o mercado da Petrópolis, Douglas Costa.

Até o final de 2012, a empresa espera ter fatia de mercado de 11% a 12%, segundo o executivo. No segmento de latas, a companhia já conquistou a liderança na capital paulista. Após desbancar a Schincariol em 2011 do segundo lugar entre as cervejarias no País, a manutenção dessa posição vem sendo comemorada mês a mês pela Petrópolis, que viu espaço para ingressar em novos segmentos e conquistar mais consumidores.

"O mercado de produtos light vem crescendo muito e identificamos a existência de demanda por um produto que não existia", disse Costa. "O desafio foi manter o sabor mais próximo possível da cerveja pilsen convencional". Com 25% menos calorias - cada 100 mililitros do produto tem 31 calorias -, a cerveja light tem 3,5% de teor alcoólico, contra 4,5% na versão convencional.

O preço da Itaipava Light também se distancia da cerveja tradicional, sendo equivalente ao de cervejas "premium", como a Heineken, tradicionalmente mais voltadas às classes A e B. Inicialmente, o novo produto será voltado apenas aos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro, com produção de cerca de 40 mil litros. "Depois de três ou quatro meses devemos ampliar para outros mercados", afirmou Costa. "É um mercado novo, antes não existia abertura (para esse tipo de produto). Muito em breve irão surgir outras marcas light".

Expansão geográfica

A fim de se manter na vice-liderança do segmento, a Petrópolis tem pela frente o desafio de ampliar a presença de seus produtos em território nacional à sombra da Schincariol, que atende todas as regiões do País.

Hoje, a companhia abrange perto de 35% dos pontos de venda do Brasil e a expansão geográfica é, segundo Costa, o próximo passo a ser tomado. "Isso vai ajudar a ampliar e consolidar a segunda posição", disse ele. Ainda em estudo, a estratégia da empresa prevê a instalação de fábricas e centros de distribuição na região Nordeste ou Sul do País. "Em cerca de dois anos teremos uma fábrica pronta em uma dessas regiões", afirmou.

A abrangência nacional, no entanto, deve ocorrer no prazo de sete a dez anos, quando o grupo espera alcançar cerca de 20% em participação de mercado. Para isso, segundo Costa, será preciso praticamente dobrar os atuais 146 distribuidores. A empresa espera fechar 2012 com faturamento de R$ 7,06 bilhões, após R$ 5,81 bilhões no ano passado. Se considerado apenas o segmento de bebidas, a receita bruta deve ficar em R$ 4,71 bilhões este ano. Em termos de produção, a Petrópolis estima alta de 11% em 2012, para 1,93 bilhões de litros, enquanto os investimentos em marketing devem somar R$ 162 milhões.

Parcerias

Em meio à entrada de companhias estrangeiras no setor, Costa descartou qualquer possibilidade da Petrópolis ser vendida ou se unir a outra empresa. "Fomos abordados, mas não temos intenção nenhuma de venda ou fusão", disse ele, acrescentando que a abertura de capital do grupo também está fora de questão. "É uma empresa familiar, mas não digo que no futuro não possa acontecer".

Ele afirmou, contudo, que a Petrópolis está aberta a eventuais parcerias internacionais para produção e distribuição de cerveja. A empresa já tem uma parceria com a cervejaria alemã Weltenbuger, para produção e distribuição no Brasil. Em 2011, a japonesa Kirin Holdings comprou a Schincariol. Os novos controladores chegaram a enfrentar uma disputa na Justiça com os acionistas minoritários, que queriam impedir a venda.

Clique aqui para conferir o link original
 
 
COMPARTILHAR
 
 
 
COMENTAR
 
 
NOME
 
E-MAIL
 
CIDADE -
 
COMENTÁRIO
 
CÓD. DE SEGURANÇA CÓDIGO DE SEGURANÇA 1414
 
 
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
 
 
1
fev
2012
 
  Notícia do Diário do Grande ABC: Vendas de cerveja decepcionam em 2011, diz Abras
 
 
 
 
1
fev
2013
 
  Camarote Brahma SP lança campanha com Ellen Roche
 
 
 
 
1
jul
2013
 
  Marcelo Adnet e Bruno Gagliasso estão na mídia com a campanha da cerveja carioca Itaipava
 
 
 
 
1
nov
2011
 
  Notícia do Portal Band.com: Cerveja fica 14,43% mais cara
 
 
 
 
2
abr
2012
 
  Notícia do Portal NewTrade: Schincariol vai investir R$ 480 milhões em 2012
 
 
 
 
 
 
 
 
Revista Bebidas e Afins
 
 

NÚMERO 5
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
Bebidas e Afins Express
 
 

NÚMERO 20
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
Refrigerantes Arco Íris
 
 
 
AzuMa Consultoria em Gestão Empresarial Ltda
 
 
 
Matrix Ingredientes Comércio e Representações Ltda.
 
 
 
 
 
 
 
Brasileiros preferem, cada vez mais, café premium
 
 
 
Café Aviação chega aos supermercados da capital e do interior
 
 
 
Confebras e Expobrev acontecem de 23 a 25 de Outubro, no Centro de Exposições Imigrantes
 
 
 
Yaguara sugere drinks para o Dia Nacional da Cachaça
 
 
 
SKYY VODKA prepara drinks para festejar o carnaval
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O que você procura?
 

BUSCAR

 
 
 
 
 
 
 

Acessórios
 

Acidulantes
 

Aço Inox
 

Açúcares
 

Adegas
 

Adesivos
 

Aditivos
 

Agitadores
 

Amidos
 

Aquecedores
 

Aromas e aromatizantes
 

Assessoria de comunicação
 

Associações e entidades
 

Ácidos
 

Água de Coco
 

Água Mineral
 

Água Tônica
 

Álcool
 

Balanças
 

Barris
 

Bases
 

Bebedouros
 

Bombas
 

Borrachas
 

Brindes
 

Cabos
 

Cachaças
 

Cafés
 

Caldeiras
 

Cervejarias
 

Chás
 

Chopeiras
 

Chopp
 

Codificadores
 

Componentes
 

Compressores
 

Concentrados
 

Conhaques
 

Conservantes
 

Consultoria técnica
 

Controle de qualidade
 

Coolers
 

Copos e canecas
 

Corantes
 

Correntes industriais
 

Cristalerias
 

Cursos
 

Destiladores
 

Detergentes especiais
 

Diluidores
 

Displays
 

Distribuidores de bebidas
 

Dosadores
 

Embaladoras
 

Embalagens
 

Empacotadoras
 

Empilhadeiras
 

Emulsões
 

Envasadoras
 

Enxaguadoras
 

Espumantes
 

Essências
 

Estabilizantes
 

Esteiras
 

Esterelização
 

Etiquetas
 

Exportadores
 

Extratos
 

Feiras e eventos
 

Fermentadores
 

Filmagem
 

Filtros
 

Fotografia
 

Franquias
 

Frascos
 

Freezers
 

Garrafas
 

Gás
 

Iluminação
 

Informática
 

Ingredientes
 

Injetoras
 

Insumos
 

Isoladores
 

Isotônicos
 

Lacres
 

Latas
 

Laticínios
 

Lavadoras
 

Limpeza industrial
 

Lubrificantes
 

Lúpulos
 

Maltes
 

Mangueiras
 

Manutenção industrial
 

Máquinas de café
 

Máquinas de suco
 

Máquinas industriais
 

Misturadores
 

Mobiliário
 

Paletização
 

Pasteurizadores
 

Peças
 

Plásticos
 

Proteínas
 

Purificadores de água
 

Reatores
 

Refrigeração
 

Refrigerantes
 

Rolhas
 

Rotuladoras
 

Rótulos
 

Sacos e sacolas
 

Seladoras
 

Serpentinas
 

Silos
 

Sites e portais
 

Software
 

Sopradoras
 

Sucos
 

Tampadoras
 

Tampas
 

Tanques
 

Traduções
 

Transmissores
 

Transportadoras
 

Tubos e conexões
 

Válvulas
 

Vernizes
 

Vidros
 

Vinhos
 

Vitaminas
 

Xaropes
 
 
 
 
 
 
 

 

BEBIDAS E AFINS | SWTH COMUNICAÇÃO & WEB
Rua Itararé, 501 | Jardim Paulista
Ribeirão Preto | SP | Fone (16) 3237-9197 | Quem somos | Entre em contato