TUBAÍNAS E AFINS

 

BLOGS

 

GUIA DE EMPRESAS

 

PUBLICAÇÕES

 

EVENTOS

 

ANUNCIE

 

QUEM SOMOS

 
 
  Bebidas e Afins   |   Cachaças e Afins   |   Cafés e Afins   |   Cervejas e Afins   |   Sabores e Afins   |   Viagens e Afins   |   Vinhos e Afins
 
 
 
  EMPRESAS DE A A Z

0-9  |  A  |  B  |  C  |  D  |  E  |  F  |  G  |  H  |  I  |  J  |  L  |  K  |  M  |  N  |  O  |  P  |  Q  |  R  |  S  |  T  |  U  |  V  |  W  |  X  |  Y  |  Z

 
 
 
 
 
 
 
 
 
19
out
2011
 
Revista Bebidas e Afins: Café Utam com nova identidade
 
Postado por
Redação Bebidas e Afins
   

 
Ao completar 40 anos desde a sua fundação, a Café Utam decidiu investir pela primeira vez na modernização de sua marca, bem como na revitalização das embalagens dos seus produtos. Desde o início do ano, a alta diretoria da indústria alavancou o projeto de reformulação de sua identidade corporativa.

A mudança da marca integra um processo global de renovação da companhia, iniciado em 2010, com a implementação de um modelo diferenciado de gestão, sob liderança da nova diretoria e a estruturação de negócios do grupo.

Para a criação da nova marca, foi necessário um intenso trabalho de branding, conduzido pela agência de São Paulo, Projeto Integrado, que culminou no desenho de uma logomarca vinculada aos valores como modernidade e dinamismo. A agência também procurou traduzir no design toda a preocupação da companhia em estar próxima de cada geração de seus consumidores.

De cara nova, a marca Utam ganhou letras (fontes) de formas mais orgânicas, que facilitam a leitura, juntamente com cores fortes, que se diferenciam de acordo com o tipo de produto.

O logotipo também recebeu novo desenho (ao lado). A intenção foi fazer com que as letras da palavra Utam facilitem a convivência da marca em todos os ambientes e meios de comunicação em que ela circule. Para isso, elas foram levemente inclinadas para trazer dinamismo para a marca e facilitar o processo de leitura - feito cada vez mais rápido pelos consumidores. Os arcos, que compõem a marca do café, tiveram seus contornos arredondados, mas as cores amarela e vermelha foram mantidas para permanecer a percepção do logotipo anterior.

Nas embalagens, o atrativo ficou por conta das imagens de grãos e de uma fumaça de café ao fundo. O objetivo é despertar no consumidor a lembrança de momentos agradáveis relacionados ao consumo da bebida. As embalagens também trazem um cenário estilizado, que é ilustrado por ramos de café.

CONCEPÇÃO

Para Christian Klein, diretor da Projeto Integrado, agência que criou a nova marca, o principal desafio no desenvolvimento da identidade visual foi demonstrar para os tradicionais consumidores da Café Utam a preocupação da empresa em se modernizar, mas sem perder essência e valores. “Para uma marca de 40 anos de existência, este compromisso é vital para que ela seja sempre vista dentro das expectativas de evolução da própria vida cotidiana”, diz.

Ainda de acordo com Klein, as marcas são bens valiosos porque contêm todos os valores de uma empresa. E são para a vida toda, desde que bem “cuidadas”. “Cabe às empresas conduzi-las dentro de parâmetros mercadológicos e estéticos que demonstrem sua essência, seu foco de atuação e a convivência com seus consumidores”, enfatiza. Para o desenvolvimento da nova identidade visual da Utam, o publicitário explica que foram observados fatores relacionados ao micro e macro cenário, além de tendências globais de comportamento e expectativa dos consumidores, critérios estéticos e relacionados ao negócio e aos produtos. “A atitude empresarial do detentor da marca também conta muito”, afirma Klein.

Segundo a presidente da Café Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho, seis produtos já receberam a nova concepção visual. São eles: os cafés Tradicional, Extraforte, Classic, Gourmet, Solúvel e a linha de Cappuccinos. “Em breve, todo o portfólio de produtos da companhia será reformulado”, garante. ¬
 
 
COMPARTILHAR
 
 
 
COMENTAR
 
 
NOME
 
E-MAIL
 
CIDADE -
 
COMENTÁRIO
 
CÓD. DE SEGURANÇA CÓDIGO DE SEGURANÇA 1414
 
 
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
 
 
1
jul
2013
 
  Café Gourmet Santa Monica lança café torrado em pó e em grão para consumidor final
 
 
 
 
1
jul
2013
 
  Da Alemanha para o Brasil, cappuccino e chocolate em pó com baixas calorias são ótimas pedidas para esquentar o inverno
 
 
 
 
1
nov
2011
 
  Notícia do Portal Terra Brasil: Exportação de café 10/11 atinge recorde de 103,1 mi sacas
 
 
 
 
1
nov
2011
 
  Notícia do Portal A Tarde On Line: Bahia ganha destaque na produção do café
 
 
 
 
2
dez
2011
 
  Notícia do portal Midia News: Preços do café ficarão em alta nos próximos 10 anos
 
 
 
 
 
 
 
 
Revista Bebidas e Afins
 
 

NÚMERO 5
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
Bebidas e Afins Express
 
 

NÚMERO 20
ABRIL DE 2012

 
 
 
 
 
MG do Brasil
 
 
 
Refrigerantes Arco Íris
 
 
 
Matrix Ingredientes Comércio e Representações Ltda.
 
 
 
 
 
 
 
VIGOR NA APAS 2013
 
 
 
Drinque com cachaça
 
 
 
Brasileiros preferem, cada vez mais, café premium
 
 
 
Restaurante Conceito: Chez Airys
 
 
 
Top 5 do Bebidas e Afins: Comerciais de refrigerantes que não existem mais
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O que você procura?
 

BUSCAR

 
 
 
 
 
 
 

Acessórios
 

Acidulantes
 

Aço Inox
 

Açúcares
 

Adegas
 

Adesivos
 

Aditivos
 

Agitadores
 

Amidos
 

Aquecedores
 

Aromas e aromatizantes
 

Assessoria de comunicação
 

Associações e entidades
 

Ácidos
 

Água de Coco
 

Água Mineral
 

Água Tônica
 

Álcool
 

Balanças
 

Barris
 

Bases
 

Bebedouros
 

Bombas
 

Borrachas
 

Brindes
 

Cabos
 

Cachaças
 

Cafés
 

Caldeiras
 

Cervejarias
 

Chás
 

Chopeiras
 

Chopp
 

Codificadores
 

Componentes
 

Compressores
 

Concentrados
 

Conhaques
 

Conservantes
 

Consultoria técnica
 

Controle de qualidade
 

Coolers
 

Copos e canecas
 

Corantes
 

Correntes industriais
 

Cristalerias
 

Cursos
 

Destiladores
 

Detergentes especiais
 

Diluidores
 

Displays
 

Distribuidores de bebidas
 

Dosadores
 

Embaladoras
 

Embalagens
 

Empacotadoras
 

Empilhadeiras
 

Emulsões
 

Envasadoras
 

Enxaguadoras
 

Espumantes
 

Essências
 

Estabilizantes
 

Esteiras
 

Esterelização
 

Etiquetas
 

Exportadores
 

Extratos
 

Feiras e eventos
 

Fermentadores
 

Filmagem
 

Filtros
 

Fotografia
 

Franquias
 

Frascos
 

Freezers
 

Garrafas
 

Gás
 

Iluminação
 

Informática
 

Ingredientes
 

Injetoras
 

Insumos
 

Isoladores
 

Isotônicos
 

Lacres
 

Latas
 

Laticínios
 

Lavadoras
 

Limpeza industrial
 

Lubrificantes
 

Lúpulos
 

Maltes
 

Mangueiras
 

Manutenção industrial
 

Máquinas de café
 

Máquinas de suco
 

Máquinas industriais
 

Misturadores
 

Mobiliário
 

Paletização
 

Pasteurizadores
 

Peças
 

Plásticos
 

Proteínas
 

Purificadores de água
 

Reatores
 

Refrigeração
 

Refrigerantes
 

Rolhas
 

Rotuladoras
 

Rótulos
 

Sacos e sacolas
 

Seladoras
 

Serpentinas
 

Silos
 

Sites e portais
 

Software
 

Sopradoras
 

Sucos
 

Tampadoras
 

Tampas
 

Tanques
 

Traduções
 

Transmissores
 

Transportadoras
 

Tubos e conexões
 

Válvulas
 

Vernizes
 

Vidros
 

Vinhos
 

Vitaminas
 

Xaropes
 
 
 
 
 
 
 

 

BEBIDAS E AFINS | SWTH COMUNICAÇÃO & WEB
Rua Itararé, 501 | Jardim Paulista
Ribeirão Preto | SP | Fone (16) 3237-9197 | Quem somos | Entre em contato